Metalinguagem dos professores e dos alunos em turmas heterogêneas de português língua estrangeira

Autores

  • Michelle Cassundé Ferreira Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Graduada em Letras/ Francês pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) https://orcid.org/0000-0003-2359-107X
  • José Carlos Chaves da Cunha Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a5

Palavras-chave:

Metalinguagem, Heterogeneidade linguístico-cultural, Português língua estrangeira

Resumo

Apresentamos neste artigo o resultado de uma pesquisa de cunho etnográfico que – através de observações em sala de aula e conversas informais – busca descrever e analisar o uso da metalinguagem por professores e alunos de turmas heterogêneas (do ponto de vista linguístico e cultural) de Português Língua Estrangeira (PLE). Nosso interesse é compreender em que medida este uso impacta o processo de ensino/aprendizagem do PLE. Os resultados obtidos mostram, por um lado, que a metalinguagem é onipresente tanto na transmissão dos saberes linguageiros, quanto nos discursos dos professores e dos alunos e, por outro lado, que sua utilização adequada pode otimizar o processo de ensino/aprendizagem.

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Biografia do Autor

Michelle Cassundé Ferreira, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Graduada em Letras/ Francês pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC)

Graduanda do Curso de Licenciatura em Letras-Francês da Universidade Federal do Pará

 

José Carlos Chaves da Cunha, Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC).

Professor-Pesquisador da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Linguística) do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Ferreira, M. C., & Cunha, J. C. C. da. (2018). Metalinguagem dos professores e dos alunos em turmas heterogêneas de português língua estrangeira. The Especialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a5

Edição

Seção

Artigos