Expressões Idiomáticas da Língua Inglesa: uma compreensão sob o olhar da Pragmática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a5Palavras-chave:
Expressões idiomáticas, Língua inglesa, Pragmática, Leitura, ContextoResumo
Este artigo resulta da observação de uma atividade de leitura em Língua Inglesa. Com o objetivo de verificar a compreensão que estudantes de inglês demonstram sobre algumas expressões idiomáticas, foram selecionados cinco alunos de uma turma de segundo ano do Ensino Médio e foi proposto que eles realizassem duas atividades: uma com expressões idiomáticas descontextualizadas e outra utilizando essas mesmas expressões imersas em contextos de uso. As análises partiram de conceitos clássicos como contexto, sentido e significado, sentido literal e sentido implicado, discutidos sob o viés de teorias pragmáticas, com base em autores como Levinson (2007), Armengaud (2006), Fiorin (2013, 2014), e de pesquisadores da área do Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa, como Crystal (1997), Brown (2004), Souza (2005), entre outros. A partir das análises, observou-se emergir algumas dificuldades e equívocos na compreensão das expressões apresentadas isoladamente, o que não ocorreu quando inseridas em contextos específicos de uso.
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