Jogos digitais e o ensino de línguas: orientações práticas para a produção de material didático digital complementar
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i2a6Palavras-chave:
Proposta Metodológica, Material Didático Digital Complementar, Ensino de Língua Estrangeira, Jogos Digitais.Resumo
Pesquisas na área de Educação e Linguística Aplicada apontam o crescimento de estudos sobre jogos digitais no Brasil. Em contrapartida, os estudos que discutem opções metodológicas sobre como orientar o ensino tendo por base os jogos digitais são limitados e pouco explorados. Assim, este trabalho apresenta orientações práticas para a produção de material complementar ao uso de jogos digitais para o ensino de línguas. Esta pesquisa reporta um estudo de caso realizado com alunos do curso de Letras/Inglês de uma universidade pública. Nessa prática, utilizamos e testamos estágios de elaboração de propostas práticas, os quais compreendem: a seleção e análise; a exploração prática dos jogos; e a elaboração das atividades didáticas. Os dados confirmam a aceitabilidade da proposta por parte dos participantes e por fornecer subsídios pedagógicos para os futuros professores selecionarem e elaborarem atividades para o ensino de línguas com o uso de jogos digitais.
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