Aulas online e o conflito como instrumento de aprendizado e transformação
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2019v40i1a9Palavras-chave:
Teoria Sociocultural, Narrativas, Zona de desenvolvimento proximalResumo
Partindo-se da ideia de que o conflito pode ser um instrumento catalisador de transformações e aprendizado, neste trabalho serão levados em consideração alguns preceitos da Teoria Sociocultural (TSC - VYGOTSKY 1978; 1998), perspectiva pela qual analisamos narrativas geradas a partir de aulas que ocorreram por meio digital (via Skype). Os resultados apontam para o desenvolvimento do conhecimento como transformação ocorrida coletivamente, por meio de tensões e conflitos geradores de discussões transformadoras, uma vez que em conjunto, mediadas pela linguagem e com o auxílio de pares mais experientes, entremeadas cada um por suas próprias Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP), buscou-se resolver problemas de ordem interpretativa e técnica para que todas as participantes pudessem seguir adiante nas discussões. Com base nas negociações realizadas pelas participantes, foi possível destacar a ZDP como espaço dialético para questionamentos, aprendizagem e (trans)formação.
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