Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para práticas multiletradas: idealização, concepção e forma

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a10

Palavras-chave:

Design, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, práticas multiletradas

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o design (idealização, concepção e forma) de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a saber, TelEduc e EdModo. Partindo da observação das interações (ferramentas e funcionalidades) propiciadas em cada ambiente, observamos que para o TelEduc o seu design foi baseado na sala de aula presencial, ou seja, nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola do século XX, marcada apenas por letramentos escolares convencionais de ensino-aprendizagem e de pouca colaboração entre os seus usuários. Para o EdModo, observarmos que o seu design de ferramentas e funcionalidades foi pensado para propiciar o uso de diferentes modos de linguagem – textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com outros meios tecnológicos característico de práticas multiletradas contemporâneas. Concluímos que os ambientes virtuais de aprendizagem devam, com suas funcionalidades/ferramentas, ou seja, seu design, propiciar para que diferentes transformações no modo de interação com o ensino-aprendizagem se estabeleçam, uma renovação dos sentidos do passado e a criação de sentidos futuros, que se aproximem da realidade digital vivida pelos cidadãos contemporâneos e de seus novos modos de significação. 

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Biografia do Autor

Adolfo Tanzi Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Departamento de Letras Anglo-germânicas

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universidade de Oxford, Departamento de Educação, no Centro de pesquisa Sócio Cultural e da Teoria da Atividade. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF. Licenciatura em Língua Inglesa pela Broward Community College, Flórida - EUA (BCC), concluindo no curso de Letras Inglês/Português da PUC-SP. Foi Professor Adjunto do Departamento de Humanidades e Letras na UNILAB e Professor Visitante (solidário) na UFBA, Instituto de Matemática e Estatística, Departamento de Ciência da Computação, na linha de pesquisa em Informática e Educação. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Letras Anglo-germânicas da UFRJ. É professor colaborador no Mestrado Profissional em Educação Multi/Bilíngue Português-Inglês (EDULINGUE) na PUC-SP. É coordenador da seção brasileira ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research) e secretário global da mesma sociedade de pesquisas em atividades sócio-histórico-culturais (2017-2020). É coordenador do grupo de pesquisa sobre Arquitetônica Social Escolar: repertórios, discursos, espaços e artefatos para o ensino de línguas - GEASE/CNPq e membro da ANPOLL no GT Formação de Educadores na Linguística Aplicada. O foco atual de pesquisa está nos estudos das linguagens, culturas e identidades em contextos multi/bilíngues para mobilidade linguística e na arquitetônica social escolar para analisar os diferentes contextos sócio-histórico-culturais escolares (presencial ou digital), suas interrelações entre poder e controle, discursos (instrucional e regulador) e artefatos mediadores no processo de ensino-aprendizagem de línguas e na formação da consciência humana.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

Tanzi Neto, A. (2018). Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para práticas multiletradas: idealização, concepção e forma. The Especialist, 39(3). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a10

Edição

Seção

Artigos