Design de Ambientes Virtuais de Aprendizagem para práticas multiletradas: idealização, concepção e forma
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2018v39i3a10Palavras-chave:
Design, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, práticas multiletradasResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o design (idealização, concepção e forma) de dois Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a saber, TelEduc e EdModo. Partindo da observação das interações (ferramentas e funcionalidades) propiciadas em cada ambiente, observamos que para o TelEduc o seu design foi baseado na sala de aula presencial, ou seja, nas relações de tempo e espaço (e poder) da escola do século XX, marcada apenas por letramentos escolares convencionais de ensino-aprendizagem e de pouca colaboração entre os seus usuários. Para o EdModo, observarmos que o seu design de ferramentas e funcionalidades foi pensado para propiciar o uso de diferentes modos de linguagem – textual, gráfica, sonora, com imagens estáticas e dinâmicas, com fácil comunicação/interação com outros meios tecnológicos característico de práticas multiletradas contemporâneas. Concluímos que os ambientes virtuais de aprendizagem devam, com suas funcionalidades/ferramentas, ou seja, seu design, propiciar para que diferentes transformações no modo de interação com o ensino-aprendizagem se estabeleçam, uma renovação dos sentidos do passado e a criação de sentidos futuros, que se aproximem da realidade digital vivida pelos cidadãos contemporâneos e de seus novos modos de significação.
Metrics
Referências
BARBERÀ, Elena.; ROCHERA, Maria José. Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem baseados no Projeto de Materiais Autossuficientes e na Aprendizagem Autodirigida. In: COLL, César.; MONEREO, Carles. (Orgs) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. pp. 157-170.
BOLTER, J. D.; GRUSIN R. Remediation: understanding new media. Cambridge, MA, USA: The MIT Press, 2000.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI. In: ________. (Orgs.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2010. pp. 15-46.
HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2nd. ed. London: Edward Arnold, 1994.
KALANTZIS, M.; COPE, B. [2000] Multiliteracies – a Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures – The New London Group. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006a. pp. 8-36.
________. [2000] Changing the role of schools. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Orgs.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routhledge, 2006b. pp. 121-148.
KRESS, G. R.; LEEUWEN, T. V. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.
LANKSHEAR, Colin.; KNOBEL Michele. Critical cyberliteracies: what young people can teach us about reading and writing the world. In: National Council of English Teachers’ Assembly for Research Mid-Winter Conference. New York: Journal: Annual meeting of the National Council of English Teachers’, fev. 2002. pp. 22-24.
LANKSHEAR, Colin. The stuff of new literacies. In: Mary Lou Fulton Symposium. Lugar: Arizona State University, abril 2007. Disponível em: http://everydayliteracies.net/files/stuff.pdf . Acesso: 16 ago. 2018.
LEEUWEN, T. V. Introducing Social Semiotics. EUA e Canadá: Routledge, 2005.
LEMKE, J. L. Learning across multiple places and their chronotopes. In: Symposium Spaces and Boundaries of Learning. San Diego: AERA, 2004.
NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. Londres: Harvard Educational Review, 1996. pp. 60-92.
ROJO, R. Materiais didáticos no ensino de línguas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente - Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013a. pp. 163-196.
________. Gêneros Discursivos do Círculo de Bakhtin e Multiletramentos. In: Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013b. pp. 13-36.
ROSA, A. A. C. Novos letramentos, novas práticas? Um estudo das apreciações de professores sobre multiletramentos e novos letramentos na escola. 2016. 203 f. Tese. (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
TANZI NETO, A. Design de ambientes virtuais de aprendizagem e as contribuições da pedagogia dos multiletramentos, dos estudos bakhtinianos e de remidiação. 2014. 120 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
TERRAFORUM CONSULTORES. Educação 2.0: interação e colaboração para o aprendizado. Disponível em: https://docplayer.com.br/2876226-Educacao-2-0-interacao-e-colaboracao-para-o-aprendizado.html. Acesso: 18 ago.2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.