Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a13

Palavras-chave:

Educação especial, Surdo, LIBRAS, Língua portuguesa, Bilinguismo

Resumo

Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a Educação especial na perspectiva do ensino bilíngue. Uma vez que a história da educação do Surdo ao longo dos tempos foi permeada por controvérsias e negação de direitos, entendemos que é premente a criação de políticas que instrumentalizem escolas e professores para atuação e reconhecimento de que a LIBRAS não deve ser vista apenas como uma mera disciplina no currículo escolar, mas seja entendida como uma necessidade insubstituível de cada sujeito Surdo no processo de aprendizagem, assim como o conhecimento da Língua Portuguesa para que esse aluno surdo se aproprie da leitura e da escrita na modalidade do bilinguismo, o que favorecerá sua formação cidadã e identitária tanto no tecido social global quanto no espaço específico de sua comunidade e cultura surda, sendo assim, visto pela sociedade como sujeito diferente e não mais como deficiente. Dessa forma, para fundamentar as discussões recorremos aos teóricos e estudiosos do assunto como: (QUADROS, 1997), (SKLIAR, 1999), (SOARES, 1990), (STROBEL, 2008), (LACERDA, 2010), (DORZIAT, 2004), (COELHO, 2011), entre outros também citados no texto que se debruçam a estudar, debater e refletir sobre a problemática da educação bilíngue na escola inclusiva.

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Biografia do Autor

Antonio Luiz Alencar Miranda, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO - FAPEMA

Prof. Dr. do Departamento de Letras da UEMA/CESC. Área: Sociolinguística, Análise do Discurso e Linguística Aplicada. Doutorado em Linguística e mestrado em Literatura ambos pela UFRJ. Temas de atuação: variação e mudança linguística, bilinguismo, educação inclusiva, gênero, raça.

Ana Rosária Soares da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Prof. mestranda do Departamento de Letras da UEMA/CESC. Área: Análise do Discurso, Literatura e Linguística Aplicada.  Temas de atuação: LIBRAS, bilinguismo, educação inclusiva, gênero, raça.

Shirlane Maria Batista da Silva Miranda, Universidade Estadual do Maranhão, Caxias, Maranhão. Centro de Estudos Superiores de Caxias.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (1990), Mestrado em Ciências da Educação pelo INSTITUTO PEDAGOGICO LATINO AMERICANO (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2013), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2018). Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação e professora assistente III da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estágio Supervisionado, Currículo e Formação de Professores.

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Publicado

2020-05-11

Como Citar

Miranda, A. L. A., Silva, A. R. S. da, & Miranda, S. M. B. da S. (2020). Educação especial e inclusiva na perspectiva do ensino bilíngue. The Especialist, 41(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i1a13

Edição

Seção

Artigos