Letramento crítico e questões de gênero e sexualidade em aulas de língua inglesa no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexão e expansão de percepções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a2

Palavras-chave:

Gênero e Sexualidade, Projeto de extensão, Letramento crítico

Resumo

É possível ensinar a língua inglesa e promover criticidade sobre alguns temas sociais urgentes? A investigação buscou responder a esse questionamento por meio de uma pesquisa-ação com alunos do nível pré-intermediário do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus (CCC) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Os resultados apontam que a criação de ambientes para o desenvolvimento da consciência crítica, os debates sobre os temas abordados (gênero e sexualidade) e as atividades trabalhadas em sala, desenvolvidas sob a perspectiva do Letramento Crítico (JANKS, 2013, 2014; MCLAUGHLIN & DEVOOGD, 2004), propiciaram reflexões, reconstruções e ampliação sobre os temas discutidos. Houve também um significativo desenvolvimento linguístico-discursivo dos alunos em língua inglesa. Os dados evidenciam, portanto, a relevância do ensino crítico aliado a um ensino de língua inglesa que leva em consideração os interesses e necessidades dos alunos para formação cidadã.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas da Silva França, Universidade Federal de Alagoas

Linguística Aplicada

Sérgio Ifa, Universidade Federal de Alagoas

Linguística Aplicada

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1981

BURNS, Anne. Doing action research in English language: a guide for practitioners.

New York: Routledge, 2010.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 3. ed. Tradução de Renato Aguiar. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

BRYDON, Diana. Local needs, global contexts: learning new literacies. In: MACIEL, R. F. e ARAÚJO, V. A. (Orgs). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí, Paco Editora. Pp.105. 2011.

CÉSAR, Maria R. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. v. 12, n. 2, jul./dez. Juiz de Fora: R. Est. Pesq. Educ. 2010.

HALBWATCHS, Maurice. On collective memory. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

JANKS, Hilary. Doing critical literacy: texts and activities for students and

teachers. New York: Routledge, 2014.

JANKS, Hilary. Critical literacy in teaching and research. v. 4, n. 2, June 2013, p. 225–242. UK: Education Inquiry, 2013. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.3402/edui.v4i2.22071?needAccess=true> Acesso em: 05 jan. 2019.

JORDÃO, Clarissa M. Abordagem comunicativa, pedagogia crítica e letramento crítico: farinhas do mesmo saco?. In: ROCHA, C. MACIEL, R. (Org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013.

LOURO, Guacira L. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e a teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MCLAUGHLIN, Maureen; DEVOOGD, Glen L. Critical literacy as comprehension:

expanding reader response. International reading association, 2004.

MOITA LOPES, Luiz P. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA LOPES, Luiz P. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2002.

MOITA LOPES. Luiz P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.

MURRAY, Kevin. The construction of identity in the narratives of romance and comedy. In: SHOTTER, J E GERGEN, K. J. (eds.). Texts of identity. London, Sage Norton, B. (1997) Language, identity and ownership of English. Terol Quartely. p. 409-430, 1989.

SHOTTER, John; GERGEN, Kenneth J. Texts of identity. London: Sage, 1989.

STREET, Brian V. New literacies, new times: developments in literacy studies. In: STREET, B.; HORNBERGER, N. Literacy: Encyclopedia of Language and Education. v. 2. New York: Springer, 2010.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-446. set/dez.

Downloads

Publicado

2021-07-24

Como Citar

França, L. da S., & Ifa, S. (2021). Letramento crítico e questões de gênero e sexualidade em aulas de língua inglesa no Projeto Casas de Cultura no Campus: reflexão e expansão de percepções. The Especialist, 42(1). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2021v42i1a2

Edição

Seção

Artigos