Identidades, investimento e comunidades imaginadas de aprendizes de Braille

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a6

Palavras-chave:

Identidades, Investimento, Comunidades Imaginadas

Resumo

À medida em que nossas salas de aula se tornam cada vez mais inclusivas, observa-se um crescente e necessário interesse em relação às minorias e àqueles que não têm acesso aos recursos materiais e sociais necessários à participação efetiva na comunidade social. Este artigo tem como objetivo discutir identidades (HALL, 2006), investimento e comunidades imaginadas (NORTON, 2000) de alunos de Braille, por meio da análise de suas narrativas a respeito dos motivos que os levaram a procurar a formação em Braille. Procuramos investigar as relações entre a motivação dos alunos e suas identidades. Buscando alcançar esse objetivo, analisamos  narrativas escritas de sete alunos participantes de um curso de formação em Braille oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. Os resultados apontam o investimento dos alunos para aprender Braille, com base em seus desejos de participação em comunidades imaginadas, revelando marcas identitárias dos participantes, assim como a busca pela formação continuada em suas carreiras.

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Biografia do Autor

Mariney Pereira Conceição, Universidade de Brasília

Professora Associada do Departamento de Linguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília. Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutora pelo Laboratório da Linguagem e Processos Cognitivos da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

Florindo, G., & Conceição, M. P. (2020). Identidades, investimento e comunidades imaginadas de aprendizes de Braille. The Especialist, 41(2). https://doi.org/10.23925/2318-7115.2020v41i2a6

Edição

Seção

Artigos