Feedback Corretivo por Pares: Estratégias de Salvamento de Face nas Sessões Orais de Teletandem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i1a4Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar o feedback oral por pares no contexto do teletandem em relação às teorias de gerenciamento da face (facework). O Teletandem é um modelo de telecolaboração em que dois universitários que falam línguas diferentes se encontram virtualmente para aprenderem um com o outro, oferecendo feedback por meio de recursos de áudio, vídeo e texto. O estudo é de natureza qualitativa e utiliza abordagem da microanálise etnográfica. Os dados utilizados são as gravações de 20 sessões orais de Teletandem armazenadas no MulTeC (ARANHA; LOPES, 2019). Os participantes são três pares de alunos que interagem em português e inglês. Os resultados mostraram que os tipos mais explícitos de reformulações podem ameaçar a face dos aprendizes que, nesses casos, usam diferentes estratégias para salvar a própria face. Por outro lado, as reformulações mais implícitas que não ameaçam a face dos aprendizes podem ser comparadas a algumas estratégias para salvar a face de outras pessoas.
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