Saell: uma ferramenta de apoio aos estudos de libras como l2 e um objeto de aprendizagem para aprendizes e professores

Autores

  • Lídia da Silva Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil
  • Juliane da Silva Bento Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a9

Palavras-chave:

Libras, L2, Objeto de aprendizagem, Saell

Resumo

Os meios digitais favorecem a comunicação e podem colaborar para os estudos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma segunda língua (L2) para pessoas ouvintes. Este trabalho, de natureza bibliográfica, situa-se nesse contexto e tem o objetivo de apresentar o Sistema de Apoio aos Estudos da Libras como L2 (Saell) e demonstrar que esse site se caracteriza como um objeto de aprendizagem. Para tanto, descreve sua estrutura e seu funcionamento, provando que ele apresenta granularidade, reusabilidade, interoperabilidade, recuperabilidade, interatividade e autonomia (Gama, 2007; Leffa, 2006; Lebedeff, 2017). Conclusivamente, considera que o Saell vai ao encontro da atual tendência tecnológica em educação linguística; que, por sua organização, facilita a colaboração e o compartilhamento de relevantes conteúdos linguísticos e pedagógicos; e que, de forma original, inicia as contribuições aos repositórios de materiais didáticos e instrucionais em vídeo para aprendizes e professores que atuam com Libras como L2.

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Publicado

2022-11-09

Como Citar

Silva, L. da, & da Silva Bento, J. (2022). Saell: uma ferramenta de apoio aos estudos de libras como l2 e um objeto de aprendizagem para aprendizes e professores. The Especialist, 43(2), 140–157. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2022v43i2a9

Edição

Seção

Artigos