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Iniciando o letramento digital usando corpora nas aulas de inglês de alunos das séries iniciais

Autores

  • Deise Prina Dutra Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Lúcia Marques UFMG - Belo Horizonte

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e61842

Palavras-chave:

Corpora pedagógicos, Letramento digital, Jovens aprendizes, Ferramentas de concordância

Resumo

Este artigo discorre sobre a necessidade de professores e alunos se tornarem letrados digitalmente e habilitados a usar ferramentas de análise do conteúdo de corpora. Propõe-se a compilação de dados específicos, neste caso de Geografia e Ciências, para uso pedagógico em aulas de inglês do ensino fundamental I. O artigo ilustra a utilização básica das ferramentas digitais do software #LancsBox 6.0 que analisam o conteúdo através de uma tecnologia mais acessível. Conclui-se apresentando possíveis benefícios do uso de uma abordagem de ensino alternativa que exponha os jovens aprendizes ao conteúdo linguístico em inglês baseado em corpora.

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Biografia do Autor

Deise Prina Dutra, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Linguística - University of Illinois at Chicago (1993) e doutorado em Linguística pela University of Florida (1998). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1998. Atua na graduação na habilitação em Inglês (bacharelado e licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras e de Estudos Linguísticos Baseados em Corpora. Foi editora da Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA) e da Revista Estudos da Linguagem (RELIN). É membro do conselho editorial das revistas RBLA, RELIN, Domínios de Linguagem, The ESPecialist e DELTA. Foi coordenadora do Programa Inglês sem Fronteiras na UFMG (2013-2014) e do Programa Idiomas sem Fronteiras na mesma instituição (2014-2017). Foi Assessora de Relações Internacionais para Proficiência Linguística de março de 2012 a fevereiro de 2017 e de março de 2020 a junho de 2021. Conduziu o processo de criação das disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos na UFMG. Foi Diretora Adjunta de Relações Internacionais de março de 2017 a fevereiro de 2018. Fez dois estágios de pós-doutorado em 2018, primeiramente, na PUC-SP (PNPD/CAPES) sob a supervisão de Tony Berber Sardinha e, segundo, na Northern Arizona University com Douglas Biber e Randi Reppen. Coordena o grupo de pesquisa intitulado Grupo de Estudos de Corpora Especializados e de Aprendizes (GECEA) registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Linguística de Corpus, atuando principalmente nos seguintes temas: corpus de aprendiz, corpus de textos especializados, corpus e ensino, inglês para fins acadêmicos, escrita em inglês e linguística de corpus e ensino.

Ana Lúcia Marques, UFMG - Belo Horizonte

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestrado em Linguística Aplicada na área de Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira. Possui a certificação DELTA, especialização em ensino e aprendizagem em inglês da Universidade de Cambridge. Atualmente é aluna do doutorado na Faculdade de Letras, com pesquisa em ensino com dados de corpora. É professora e formadora de professores - Cultura Inglesa - Belo Horizonte, sendo Main Tutor do curso e certificação CELTA da Universidade de Cambridge. Tem experiência e especialização na área de Ensino e Aprendizagem de Inglês, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção e aquisição de língua estrangeira, línguística de corpora e sua aplicação no ensino e aprendizagem através da DDL - ensino de língua estrangeira movido por dados.

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Publicado

2023-11-24 — Atualizado em 2023-11-28

Versões

Como Citar

Prina Dutra, D. ., & Marques, A. L. (2023). Iniciando o letramento digital usando corpora nas aulas de inglês de alunos das séries iniciais. The Especialist, 44(2), 121–144. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2023v44i2e61842 (Original work published 24º de novembro de 2023)