A Qualificação do Ensino e da Aprendizagem de Língua Alemã: As Combinatórias Textuais Junto aos Compostos Nominais

Autores

  • Luciane Leipnitz UFRGS, Porto Alegre, Brasil

Palavras-chave:

compostos nominais, combinatórias textuais, tradução, aprendiz

Resumo

Por meio da coleta e da exploração de corpora de textos, geramos uma listagem de compostos, tomada como ponto de partida para as observações. A pesquisa busca as combinatórias textuais a esses compostos nominais através da exploração dos corpora do banco de dados do Projeto COSMAS (Corpus Search, Management and Analysis System), da Universidade de Mannheim. Objetivamos levantar evidências empíricas de tais combinatórias, de modo a empreender uma descrição minuciosa e a posterior categorização das unidades, utilizando os resultados para a qualificação do ensino e da aprendizagem de língua e tradução da língua alemã em cursos de graduação. A descrição e a categorização de tais unidades em ambas as línguas deverão disponibilizar conhecimentos à arquitetura e à implementação de uma ferramenta para consulta on-line, no formato de um identificador bilíngüe de combinatórias.

Biografia do Autor

Luciane Leipnitz, UFRGS, Porto Alegre, Brasil

Luciane Leipnitz graduated in Languages (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001). She holds a MA in Text and Discourse Theories (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005). At the moment she is a PhD student at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Research Line: Text and Discourse Theories). CNPq Scholarship holder. Areas of interest and expertise: text linguistics, lexicology, terminology and translation.

Downloads

Como Citar

Leipnitz, L. (2011). A Qualificação do Ensino e da Aprendizagem de Língua Alemã: As Combinatórias Textuais Junto aos Compostos Nominais. The Especialist, 30(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6214

Edição

Seção

Artigos