A internacionalização da educação do/no Instituto Federal Farroupilha

(des)caminhos em (re)construção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e64101

Palavras-chave:

Internacionalização da educação, Sul Global, Praxiologias, Política linguística, Rede Federal de Educação

Resumo

Este artigo visa apresentar os documentos e as práticas referentes à internacionalização da educação do/no IFFar, de forma a problematizar como a criação de uma política linguística voltada para a internacionalização pode impactar as ações de internacionalização em todos os âmbitos educacionais da instituição. Como perspectiva teórica, apoiamo-nos nos pressupostos da Linguística Aplicada Sulear (Pennycook; Makoni, 2020) e dos estudos dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2006). Os resultados desta pesquisa indicam que há interesse e/ou necessidade institucional em regular e organizar pautas relativas à internacionalização da educação e ao estabelecimento de uma política linguística. Contudo, em uma perspectiva abrangente de internacionalização, faz-se necessário refletir conscientemente e agir criticamente para que ações e, sobretudo, políticas sejam possam vir a contribuir efetivamente no IFFar e por meio do IFFar.

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Biografia do Autor

Tamara Angélica Brudna da Rosa, Instituto Federal Farroupilha, RS, Brasil.

Licenciada em Letras- Português/ Inglês

Mestra em Educação nas Ciências

Doutoranda em Educação nas Ciências

Fernanda Lopes Silva Ziegler, Instituto Federal Farroupilha, RS, Brasil.

Possui graduação em Letras – Inglês (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado (2015) e doutorado em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade. Atualmente desenvolve sua pesquisa no Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos (NELA), vinculado ao Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Escrita (Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação – LabLeR). em português). Desde 2014, é Secretária Executiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).

Janete Teresinha Arnt, Instituto Federal Farroupilha, RS, Brasil.

possui graduação em Letras – Inglês (2008) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado (2012) e doutorado (2018) em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da mesma universidade. Desde 2012 é professora de inglês no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), representando a Diretoria de Assuntos Internacionais desde 2022.

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Publicado

2024-09-02

Como Citar

Rosa, T. A. B. da, Ziegler, F. L. S., & Arnt, J. T. (2024). A internacionalização da educação do/no Instituto Federal Farroupilha: (des)caminhos em (re)construção. The Especialist, 45(4), 38–58. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e64101