A internacionalização da educação do/no Instituto Federal Farroupilha
(des)caminhos em (re)construção
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e64101Palavras-chave:
Internacionalização da educação, Sul Global, Praxiologias, Política linguística, Rede Federal de EducaçãoResumo
Este artigo visa apresentar os documentos e as práticas referentes à internacionalização da educação do/no IFFar, de forma a problematizar como a criação de uma política linguística voltada para a internacionalização pode impactar as ações de internacionalização em todos os âmbitos educacionais da instituição. Como perspectiva teórica, apoiamo-nos nos pressupostos da Linguística Aplicada Sulear (Pennycook; Makoni, 2020) e dos estudos dos Letramentos Acadêmicos (Lea; Street, 1998, 2006). Os resultados desta pesquisa indicam que há interesse e/ou necessidade institucional em regular e organizar pautas relativas à internacionalização da educação e ao estabelecimento de uma política linguística. Contudo, em uma perspectiva abrangente de internacionalização, faz-se necessário refletir conscientemente e agir criticamente para que ações e, sobretudo, políticas sejam possam vir a contribuir efetivamente no IFFar e por meio do IFFar.
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