Poesia em sala de aula

metodologias dialógicas para o ensino das literaturas de São Tomé e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64541

Palavras-chave:

Poética da Negritude, Literatura Afrodescendente, Ancestralidade, Educação Antirracista

Resumo

O presente trabalho analisa sob a perspectiva decolonial, a poética da Negritude feminina contemporânea. Onde, se propõe o poema como horizonte de recepção e circulação das diásporas negras, para ampliar as possibilidades de abordagens das literaturas São- Tomense e Afro-brasileira em sala de aula. Como corpus de análise, tem-se “Vozes- Mulheres” de Conceição Evaristo (2017) e “Canto obscuro às raízes” de Conceição Lima (2006). Poemas, cuja dimensão lírica, dramática e simbólica mapeiam uma escritura do corpo e itinerários transfronteiriços com imagens poéticas distendidas, desvelando um mosaico intertextual, intercultural e intersemiótico das vozes da negritude hoje. Para examinar essa questão, adotamos as reflexões de Amâncio (2023) Ballestrin (2013) Bernd (2010), Candido (2006), Cosson (2009), Duarte (2011), Figueiredo (2013), Goulart (2022), Mignolo (2003) e Walsh (2013). Além disso, são sugeridas propostas didático-metodológicas que abordam a educação antirracista por meio da Literatura Afrodescendente, destacando um eu-lírico que tece diásporas, memórias, tradições e saberes, dando voz à mulher negra no âmbito familiar, social e literário.

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Referências

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Nascimento, R. M. M. ., & Queiroz, A. J. F. de . (2024). Poesia em sala de aula: metodologias dialógicas para o ensino das literaturas de São Tomé e Brasil. The Especialist, 45(2), 197–217. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i2e64541

Edição

Seção

Dossiê Ensinos Transgressivos, Aprendizagens Solidárias