O duplo papel da leitura no enriquecimento do input fonético em L2
dando suporte à aprendizagem da contação de história à leitura independente
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i5e65657Palavras-chave:
Leitura, Storytelling, Input fonético, Aquisição de sons, L2Resumo
Este artigo investiga o papel multifacetado da leitura na aquisição dos sons de segunda língua (L2), com foco no engajamento dos aprendizes como ouvintes e leitores. Ressalta também a importância do input auditivo e escrito na facilitação da aquisição e consolidação dos sons da L2. Ao examinar estudos empíricos e quadros teóricos, o presente artigo destaca o storytelling como estratégia fundamental para enriquecer o input fonético dos aprendizes, influenciando, assim, suas produções orais e habilidades de compreensão. Discute-se também como o storytelling cativa a atenção e aumenta o envolvimento de crianças aprendizes, proporcionando-lhes um ambiente fonético rico, essencial para a aquisição de sons L2. Além disso, o artigo explora a jornada do desenvolvimento da leitura em L2, enfatizando a sinergia entre as proficiências da primeira língua (L1) e da L2, e o papel significativo dos textos escritos no avanço das habilidades de leitura, velocidade e compreensão. O impacto da atenção e da memória na aprendizagem também é abordado, ilustrando como o foco no input auxilia no desenvolvimento de categorias fonéticas e no processo geral de aquisição de sons da L2. O artigo detalha desafios e estratégias no ensino de características segmentares e prosódicas do inglês para falantes do português brasileiro (PB), oferecendo insights sobre as complexidades do desenvolvimento da L2. Este trabalho também ressalta o papel instrumental dos professores na aquisição dos sons da L2 por meio da leitura, defendendo práticas pedagógicas que integrem o storytelling e a atenção aos detalhes fonéticos para facilitar uma experiência de aprendizagem abrangente e eficaz. Finalmente, este artigo clama que a leitura é uma ferramenta notável para promover a aquisição dos sons da L2, pois combina o trabalho com memória e atenção, e a possibilidade de enriquecer o input fonético ao longo do processo.
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