Ensino de inglês para fins acadêmicos

perspectivas de professores iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66311

Palavras-chave:

Inglês para Fins Acadêmicos, Formação de professores, Ensino de línguas

Resumo

Considerando a necessidade de engajar-se em inglês na universidade (Hyland, 2009), este estudo investiga as perspectivas de professores iniciantes sobre o ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA). Os resultados desta pesquisa qualitativa (Mason, 2002) e interpretativa (Erickson, 1990), baseada em entrevistas semiestruturadas, revelam que esses professores entendem IFA como um modo de comunicação centrado em habilidades para a participação acadêmica. Por um lado, os professores apontam que os livros didáticos não suprem completamente as necessidades de uma aula de IFA. Por outro lado, reconhecem a relevância desses materiais para a construção de currículos. Ademais, reconhecem a importância da parceria com os estudantes para abordar as diferenças disciplinares. Ainda, explicitam a dificuldade de ensinar IFA para estudantes com níveis básicos de proficiência, porém encontram estratégias para lidar com isso. Esta pesquisa tem implicações para a formação de professores para o ensino de IFA.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Paula Seixas Vial, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), RS, Brasil.

Doutoranda em Estudos da Linguagem, com linha de pesquisa em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestra (2017) e licenciada em Letras - Português e Inglês (2015) pela mesma instituição. Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). Tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: formação de professores, ensino de línguas, materiais didáticos.

Wesley Henrique Acorinti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Licenciando em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Instrutor de Português como Língua Adicional na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Seus principais interesses de pesquisa incluem: Inglês para Fins Específicos, Linguística de Corpus e Português como Língua Adicional.

Simone Sarmento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil.

Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É doutora em Terminologia e Lexicografia pela UFRGS, com mestrado em Estudos da Linguagem pela Lancaster University e em Linguística Aplicada pela UFRGS. Exerceu cargos como a vice-presidência do Programa Idiomas sem Fronteiras (MEC), a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRGS) e a presidência da Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul (APIRS). Foi professora visitante na Faculdade de Educação da Universidade de British Columbia e na Universidade de Lisboa. Os seus principais interesses de pesquisa são na área da Internacionalização, Linguística de Corpus, Inglês como Meio de Instrução, Inglês para Fins Acadêmicos, Políticas Educacionais Linguísticas e Formação de Professores.

Referências

ALEXANDER, Olwyn. Groping in the dark or turning on the light: routes into teaching English for academic purposes. In: LYNCH, Tony; NORTHCOTT, Jill (Orgs.). Educating legal English specialists and teacher education in teaching EAP: proceedings of IALS teacher education symposia, 2004 and 2006. Edinburgh: Institute for Applied Language Studies; University of Edinburgh, 2007.

ALEXANDER, Olwyn. Exploring teacher beliefs in teaching EAP at low proficiency levels. Journal of English for Academic Purposes, v. 11, p. 99-111, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeap.2011.12.001 .

ALSOLAMI, Eman. Barriers to teaching English for specific purposes among EGP teachers in the ELI. English for Specific Purposes World, v. 42, n. 15, p. 1-23, 2014.

AUGUSTO-NAVARRO, Eliane H.; GATTOLIN, Sandra R. B. Desenvolvimento de materiais didáticos para o Programa IsF: consideração de necessidades prementes, do contexto e da formação de professores. In: SARMENTO, Simone; ABREU-E-LIMA, Denise M.; MORAES FILHO, Waldenor B. (Orgs.). Do Inglês sem Fronteiras ao Idiomas sem Fronteiras: a construção de uma política linguística para a internacionalização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016. p. 249-271.

BRITISH ASSOCIATION OF LECTURERS IN ENGLISH FOR ACADEMIC PURPOSES (BALEAP). Competency framework for teachers of English for academic purposes. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3VlKmCz . Acesso em: 11 mar. 2024.

BASTURKMEN, Helen. ESP teacher education needs. Language Teaching, v. 52, n. 3, p. 318 - 330, 2017. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444817000398

BELCHER, Diane D. Trends in English for specific purposes. Annual Review of Applied Linguistics, v. 24, p. 165-186, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/S026719050400008X

BELL, Douglas E. Methodology in EAP: why is it largely still an overlooked issue? Journal of English for Academic Purposes, v. 55, 101073, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeap.2021.101073

BIASI-RODRIGUES, Bernardete. Apresentação. In: BIASI-RODRIGUES, Bernardete; ARAÚJO, Júlio César; SOUSA, Socorro Cláudia T. (Orgs.). Gêneros textuais e comunidades discursivas: um diálogo com John Swales. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. p. 11-14.

BORG, Simon. Teacher cognition and language education: research and practice. London: Bloomsbury, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Portaria normativa n. 105/2012. 2012. Disponível em: https://bit.ly/43tnKlt . Acesso em: 02 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Portaria normativa n. 973/2014. 2014. Disponível em: https://bit.ly/3wWhKW9 . Acesso em: 02 mar. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Publicado em 16 abr. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3IGJm49 . Acesso em: 02 mar. 2024.

CAMPION, Gemma C. ‘The learning never ends’: exploring teachers’ views on the transition from General English to EAP. Journal of English for Academic Purposes, v. 23, p. 59-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeap.2016.06.003

CELANI, Maria Antonieta Alba. When myth and reality meet: reflections on ESP in Brazil. Journal of English for Specific Purposes, v. 27, p. 412–423, 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.esp.2008.07.001

CONSELHO DA EUROPA. Quadro comum europeu de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Edições Asa, 2001. Disponível em: http://area.dge.mec.pt/gramatica/Quadro_Europeu_total.pdf . Acesso em: 28 mar. 2024.

COPLAND, Fiona; CREESE, Angela. Linguistic ethnography: collecting, analysing and presenting data. Thousand Oaks: SAGE, 2015.

CRISTÓVÃO, Vera Lúcia L.; BEATO-CANATO, Ana Paula M. A formação de professores de línguas para fins específicos com base em gêneros textuais. DELTA, v. 32, n. 1, p. 45-74, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-44504428105967036

DING, Alex; CAMPION, Gemma. EAP teacher development. In: HYLAND, Ken; SHAW, Philip (Orgs.). The Routledge handbook of English for academic purposes. New York: Routledge, 2016. p. 571-583.

DUDLEY-EVANS, Tony; ST JOHN, Maggie Jo. Developments in English for specific purposes. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

ERICKSON, Frederick. Qualitative methods. In: LINN, R. L.; ERICKSON, F. (Orgs.). Quantitative methods; qualitative methods. New York: Macmillan, 1990, p. 75-194.

FITZPATRICK, Damian; COSTLEY, Tracey; TAVAKOLI, Parvaneh. Exploring EAP teachers’ expertise: reflections on practice, pedagogy and professional development. Journal of English for Academic Purposes, 59. 101140, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jeap.2022.101140

HARRISON, Richard. Headway academic skills 1: student's book. Oxford: Oxford University Press, 2011.

HEWINGS, Martin. A history of ESP through English for Specific Purposes. English for Specific Purposes World, v. 3, n. p., 2002.

HUTCHINSON, Tom; WATERS, Alan. English for specific purposes: a learning-centered approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.

HYLAND, Ken. Academic discourse: English in a global context. London: Continuum, 2009.

HYLAND, Ken. General and specific EAP. In: HYLAND, Ken; SHAW, Philip (Orgs.). The Routledge handbook of English for academic purposes. New York: Routledge, 2016, p. 17-29.

HYLAND, Ken; SHAW, Philip. Introduction. In: HYLAND, Ken; SHAW, Philip (Orgs.). The Routledge handbook of English for academic purposes. New York: Routledge, 2016, p. 1-13.

KIRSCH, William. Teacher development in a community of practice in southern Brazil. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172932 . Acesso em: 29 mar. 2024.

KRZANOWSKI, Mark. S/he holds the trinity/UCLES Diploma: are they ready to teach EAP? BALEAP PIM Reports, Bath, v. 7, 2021. Disponível em: http://www.uefap.com/baleap/pimreports/2001/bath/krzanowski.htm . Acesso em: 17 mar. 2024.

LAMBERTS, Denise Von Der Heyde. O livro didático de língua inglesa em uso: análise de pesquisas e observações de aula no programa idiomas sem fronteiras-inglês. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/130005 . Acesso em: 29 mar. 2024.

LEA, Mary R.; STREET, Brian. V. Student writing and faculty feedback in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079812331380364

LILLIS, Theresa. Student writing: access, regulation, desire. London: Routledge, 2001.

MASON, Jeniffer. Qualitative researching. 2. ed. Londres: Sage, 2002.

NESI, Hilary. ESP and corpus studies. In: PALTRIDGE, Brian; STARFIELD, Sue. (Orgs.). The Handbook of English for specific purposes. Chichester: John Wiley & Sons, Inc., 2013. p. p. 406-426.

NEVES, Clarissa E. B.; BARBOSA, Maria Lígia O. Internacionalização da educação superior no Brasil: avanços, obstáculos e desafios. Sociologias, Porto Alegre, n. 22, v. 54, p. 144-175, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/15174522-99656

PESSOA, Rosane R. O livro didático na perspectiva da formação de professores. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 1, p. 53-69, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-18132009000100005

REES, Dylis Karen; MELLO, Heloísa Augusta B. A investigação etnográfica na sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL, Porto Alegre, v. 42, p. 30-50, 2011. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-6385.26003

ROBINSON, Pauline C. ESP today: a practitioner's guide. Hemel Hempstead: Phoenix, 1991.

SHARPLING, Gerard P. Learning to teach English for academic purposes: some current training and development issues. English Language Teacher Education and Development, v. 6, p. 82-94, 2002.

SILVA, Larissa G.; VIAL, Ana Paula S.; SARMENTO, S. Developing English for Academic Purposes (EAP) teaching materials: a needs analysis of novice teachers. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 16, p. 41-83, 2017. DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v16i1.1488 .

SPACK, Ruth. Initiating ESL students into the academic discourse community: how far should we go? TESOL Quarterly, v. 22, n. 1, p. 29-52, 1988. DOI: https://doi.org/10.2307/3587060

SWALES, John. Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

VIAL, Ana Paula S. "Um Everest que eu vou ter que atravessar": formação de professores para o ensino de inglês acadêmico no Programa Idiomas sem Fronteiras. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/172949 . Acesso em: 29 mar. 2024.

VIAL, Ana Paula S.; WELP, Anamaria Kurtz S. O uso do livro didático no Programa Idiomas sem Fronteiras - Inglês. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, v. 6, n. sp. - suppl., s34-s49, 2016. DOI: https://doi.org/10.15448/2178-3640.2015.s.21038 .

VIANA, Vander; BOCORNY, Ana; SARMENTO, Simone. Teaching English for specific purposes. Alexandria: TESOL Press, 2019.

VIANA, Vander; O'BOYLE, Aisling. Corpus linguistics for English for academic purposes. London: Routledge, 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-20

Como Citar

Vial, A. P. S., Acorinti, W. H., & Sarmento, S. (2024). Ensino de inglês para fins acadêmicos: perspectivas de professores iniciantes. The Especialist, 45(3), 107–133. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i3e66311