Colaboração e percepções de avaliação de professores ao co-planejar um curso de conversação
uma experiência Paraná Fala Inglês
DOI:
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e67769Palavras-chave:
Paraná Fala Inglês, Co-planejamento, Avaliação, InternacionalizaçãoResumo
A crescente globalização aumentou as conexões entre pessoas e instituições em todo o mundo. Neste contexto, a internacionalização do ensino superior é uma exigência relevante desta nova ordem global. Para apoiar esse processo, são criadas iniciativas estaduais para potencializar a internacionalização e, no estado do Paraná, o programa Paraná Fala Inglês é uma delas (SENEFONTE, 2021). Consequentemente, formar futuros professores para atuar nesse contexto é uma questão a ser explorada. O estudo investigou o potencial formativo do trabalho colaborativo do PFI na formação de um estagiário em conceitos de avaliação. Este trabalho se situa numa perspectiva sociocultural, defendendo que o desenvolvimento humano é consequência da interação social, com foco no desenvolvimento cognitivo que emergiu por meio do co-planejamento de avaliações de um minicurso. As fontes de dados são mensagens de um chat em grupo em um mensageiro virtual, onde aconteceu a maior parte do co-planejamento. Para analisar esses dados, utilizamos a Teoria da Atividade (ENGESTRÖM, 1987), a formação de conceitos (VYGOTSKY, 1978) e os conceitos de avaliação (SCARAMUCCI, 2006; FURTOSO, 2008; HAYDT, 2004; CRISP, 2012; BIGGS, 1996). Os resultados mostraram que diferentes conceitos de avaliação surgiram e foram criados ao longo do co-planejamento deste minicurso. Também é possível concluir que o aspecto colaborativo demonstrado nesta atividade foi positivo para o desenvolvimento cognitivo dos professores. Este artigo pode indicar o Paraná Fala Inglês como um possível contexto de formação de futuros professores para o contexto de internacionalização.
Metrics
No metrics found.
Referências
ALVES, Edvaldo Carvalho; DE ALBUQUERQUE AQUINO, Mirian. A pesquisa qualitativa: origens, desenvolvimento e utilização nas dissertações do PPGCI/UFPB-2008 a 2012. Informação & Sociedade, v. 22, 2012. Availabe at: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/13678/8211 . Accessed on 08/02/2023.
BATISTA, Estogildo Gledson; MORAES, Isadora Teixeira. Avaliação orientada para a aprendizagem no ensino de línguas para crianças. Revelli: Revista de Educação, Linguagem e Literatura, Inhumas, GO, v. 12, p. 1-19, 2020. Available at: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/10234 . Accessed on 10/03/2023.
BIGGS, John. Enhancing teaching through constructive alignment. Higher education, v. 32, n. 3, p. 347-364, 1996.
DEZIN, Norman K. ; LINCOLN, Yvonna S. (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006, 432 p.
DUDLEY-EVANS, Tony; ST. JOHN, Maggie Jo. Developments in ESP: A Multi-Disciplinary Approach. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
ENGESTRÖM, Yrjö. Teachers as Collaborative Thinkers: Activity-Theoretical Study of an Innovative Teacher Team. In: CARLGREN, I. et al. (Ed.). Teachers’ Minds and Actions: Research on Teachers’ Thinking and Practice. Falmer, 1994. p. 43-61
ENGESTRÖM, Yrjö. The emergence of learning activity as a historical form of human learning. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research, p. 29-127, 1987.
FIORI-SOUZA, Adriana Grade. Práxis de ensino colaborativo como lócus de argumentação, deliberação e aprendizagem expansiva. 2016. 230 fls. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
FURTOSO, Viviane Aparecida Bagio. Desempenho oral em português para falantes de outras línguas: da avaliação à aprendizagem de línguas estrangeiras em contexto online. 2011. 283 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2011.
HASAN, Helen; KAZLAUSKAS, Alanah. Activity Theory: who is doing what, why and how. Faculty of Business - Papers (Archive), v. 403, 2014. Available at: https://ro.uow.edu.au/buspapers/403/. Accessed on 15/03/2023.
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2004.
JOHNSON, Karen E. Second Language Teacher Education: A Sociocultural Perspective. 1st ed., 2009.
KAIN, Donna; WARDLE, Elizabeth. Activity theory: An introduction for the writing classroom. Wardle and Downs, p. 273-283, 2014.
JOHN-STEINER, Vera. Creative collaboration. Oxford University Press, 2000.
KNIGHT, Jane. Responding to New Realities and Challenges. Higher education in Latin America: The international dimension, v. 638, p. 1, 2005.
LIBERALI, Fernanda Coelho; MAGALHÃES, Marília Cecília Camargo. Formação de Professores e Pesquisadores: Argumentando e Compartilhando Significados. In: TELLES, J. A. (Org.). Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas: dimensões e ações na pesquisa e na prática. Campinas: SP: Pontes Editores, 2009, p. 43-66.
MADAUS, George F.; AIRASIAN, Peter W. Placement, Formative, Diagnostic, and Summative Evaluation of Classroom Learning, 1970.
MAGALHÃES, Marília Cecília Camargo; LIBERALI, Fernanda Coelho. Grupo de Pesquisa Linguagem em Atividades no Contexto Escola (LACE): A linguagem na formação de educadores e alunos colaborativos, críticos e criativos. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 1, p. 129-140, 2012.
MAGALHÃES, Marília Cecília Camargo. Pesquisa crítica de colaboração: uma pesquisa de intervenção no contexto escolar. In: SILVA, L.S.P; LOPES, J.J.M. (Org.) Diálogos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2010, p. 20-40.
MAGALHÃES, Marília Cecília Camargo; OLIVEIRA, Wellington de. Argumentação na construção de contextos colaborativos em pesquisas com formação de educadores. In: LIBERALI, F.C.; DAMIANOVIC, M.C.; NININ, M.O.G.; MATEUS, E.; GUERRA, M. (Org.). Argumentação em contexto escolar: relatos de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2016, p. 205-235.
MATEUS, Elaine. Por uma pedagogia da argumentação. In: LIBERALI, F.C.; DAMIANOVIC, M.C.; NININ, M.O.G.; MATEUS, E.; GUERRA, M. (Org.). Argumentação em contexto escolar: relatos de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2016. p.35-61.
MATEUS, Elaine. Atividade de Aprendizagem Colaborativa e Inovadora de professores: ressignificando as fronteiras dos mundos universidade-escola. 2005. 325 fls. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
MATUSOV, Eugene; WHITE, Cynthia. Defining the concept of open collaboration from a sociocultural framework. Cognitive Studies: The Bulletin of the Japanese Cognitive Science Society, v. 3, n. 4, p. 10-13, 1996. Available at: https://ematusov.soe.udel.edu/vita/Articles/Matusov,%20White,%20Open%20collaboration,%201996.PDF. Accessed on 14/03/2023
MIZUKAMI, M.G.N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU/EDUSP 1986.
ROTH, Wolff-Michael; ROBIN, Kenneth; ZIMMERMANN, Andre. Coteaching/cogenerative dialoguing: learning environments research as classroom praxis. Learning Environments Research, v. 5, p. 1-29, 2002. Available at: https://link.springer.com/article/10.1023/A:1015662623784. Accessed on 13/03/2023.
SCARAMUCCI, Matilde Virgínia Ricardi. Da avaliação do aluno para a avaliação centrada no aluno. XII JELI JORNADA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Universidade Estadual de São Paulo, SP. 1996.
SENEFONTE, Fábio Henrique Rosa. The Paraná Speaks English Program in Teacher Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 21, p. 955-980, 2021. Available at https://www.scielo.br/j/rbla/a/NBykv45LTgCFQ4F9FPgcvPF/abstract/?lang=en .Accessed on 20/03/2023.
SETI. O Paraná Fala Inglês: site oficial. 2020. Available at: http://www.seti.pr.gov.br/ugf/programas/paranafalaidiomas/apresentacao. Accessed on 08/02/2023
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Mind in society. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Thought and Language. Cambridge, MA: The MIT Press, 1986.
WELLINGS, Paula. School learning and life learning: the interaction of spontaneous and scientific concepts in the development of higher mental processes. Published in Stanford University website in, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 The Especialist

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.