Booktoks e a leitura de ficção na sociedade digital
considerações para a educação linguística crítica
DOI :
https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69010Mots-clés :
Educação Linguística;, Formação de Professores, Dialogismo, Letramentos, TiktokRésumé
A partir do estudo do fenômeno “Booktok” – perfis da mídia TikTok destinados a discutir e/ou a recomendar livros –, expandimos nossa discussão de eventos socioculturais que atestam inter-relações entre práticas da sociedade da escrita e da sociedade digital. Amparados na abordagem etnográfica digital e na perspectiva qualitativa para a pesquisa, examinamos e comparamos três perfis de booktokers brasileiras: @leticia_biblio; @livraneios e @biapaludetto. Nossa pesquisa aponta que, a fim de promover livros impressos, as três influenciadoras se beneficiaram com a rapidez do engajamento que o funcionamento dos algoritmos dessa mídia oferece, sedimentando assim a confluência entre os universos digital e analógico. Diante disso, adotando abordagem dialógica e crítica para a educação linguística, propomos pensar contribuições desses resultados para a formação de professores, considerando que nossos dados apontam que há interesse atual e significativo, de uma parcela do público jovem brasileiro, pela leitura de textos de ficção.
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