Booktoks e a leitura de ficção na sociedade digital

considerações para a educação linguística crítica

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69010

Mots-clés :

Educação Linguística;, Formação de Professores, Dialogismo, Letramentos, Tiktok

Résumé

A partir do estudo do fenômeno “Booktok” – perfis da mídia TikTok destinados a discutir e/ou a recomendar livros –, expandimos nossa discussão de eventos socioculturais que atestam inter-relações entre práticas da sociedade da escrita e da sociedade digital. Amparados na abordagem etnográfica digital e na perspectiva qualitativa para a pesquisa, examinamos e comparamos três perfis de booktokers brasileiras: @leticia_biblio; @livraneios e @biapaludetto.  Nossa pesquisa aponta que, a fim de promover livros impressos, as três influenciadoras se beneficiaram com a rapidez do engajamento que o funcionamento dos algoritmos dessa mídia oferece, sedimentando assim a confluência entre os universos digital e analógico.  Diante disso, adotando abordagem dialógica e crítica para a educação linguística, propomos pensar contribuições desses resultados para a formação de professores, considerando que nossos dados apontam que há interesse atual e significativo, de uma parcela do público jovem brasileiro, pela leitura de textos de ficção.

Bibliographies de l'auteur

Eliane Fernandes Azzari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Doutora e Mestra em Linguística Aplicada pelo IEL/Unicamp. Realizou estágio pós-doutoral na FFLCH/USP. É professora e pesquisadora permanente do PPG em Educação e da Faculdade de Letras da PUC-Campinas.  Seus interesses de pesquisa recaem sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas e a  interfaces entre a educação, as linguagens e as tecnologias digitais, sob perspectiva dialógica, crítica e dos estudos dos Letramentos.

Arthur Henrique Rodrigues Zullo , Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.

Arthur Henrique Rodrigues Zullo é bacharel em Letras: Port/Ingl pela PUC-Campinas. Atualmente, cursa a licenciatura em Letras na mesma universidade. Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica financiada por bolsa FAPIC/Reitoria entre 2022 e 2023, com foco em linguagens, letramentos e tecnologias digitais.

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Publiée

2025-05-19

Comment citer

Azzari, E. F., & Zullo , A. H. R. . (2025). Booktoks e a leitura de ficção na sociedade digital: considerações para a educação linguística crítica. The ESPecialist, 46(1), 326–344. https://doi.org/10.23925/2318-7115.2025v46i1e69010

Numéro

Rubrique

Dossier Language teaching and everyday practices