Um Exercício de Questionamento sobre o Processo de Reflexão Crítica Pautado pelos Princípios de Smith

Autores

  • Terezinha M. D. Biazi

Palavras-chave:

exercício de reflexão crítica, teoria de Smith

Resumo

Este artigo apresenta um exercício de reflexão crítica que a pesquisadora desenvolveu com uma professora do ensino público, participante de um programa de educação continuada. O estudo concentra-se fundamentalmente em como a pesquisadora, por meio de questionamentos pautados pelas quatro formas de ação de reflexão crítica, desenvolvidas por Smith (1992), contribuiu para que a professora refletisse sobre sua própria prática. Os resultados demonstram que a qualidade do questionamento e o modo como foram conduzidos tais questionamentos tiveram um papel fundamental na implementação desse quadro teórico para a reflexão crítica.

Biografia do Autor

Terezinha M. D. Biazi

Terezinha Marcondes Diniz Biazi teaches at Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná. She holds a Master’s Degree in Applied Linguistics from UFSC. She is currently involved in the teacher development programme of her university - NAP/UNICENTRO. Her research interests lie in the domains of teacher development and discourse analysis.

Downloads

Como Citar

Biazi, T. M. D. (2012). Um Exercício de Questionamento sobre o Processo de Reflexão Crítica Pautado pelos Princípios de Smith. The Especialist, 25(2). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9374

Edição

Seção

Artigos