Análise de Necessidades: Identificando Gêneros Acadêmicos em um Curso de Leitura Instrumental

Autores

  • Rosinda de Castro Guerra Ramos
  • Rodrigo E. de Lima-Lopes
  • Maria Aparecida Gazotti-Vallim

Palavras-chave:

análise de necessidades, leitura para fins acadêmicos, análise genérica, desenho de questionário

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Inglês Instrumental: Leitura para Fins Acadêmicos da PUCSP/COGEAE. Seus objetivos principais são: (1) identificar os gêneros mais comumente lidos pelos aprendizes, propiciando uma reestruturação dos objetivos do curso e (2) avaliar a importância dada a eles. A pesquisa ocorreu entre 1999 e 2000 e teve como instrumentos dois questionários, analisados de forma quantitativa e qualitativa. Os resultados mostram não só o conjunto de gêneros mais lidos, informação relevante para a reestruturação de nosso curso, como também percepções que os alunos possuem sobre sua necessidade de leitura.

Downloads

Como Citar

Ramos, R. de C. G., Lima-Lopes, R. E. de, & Gazotti-Vallim, M. A. (2012). Análise de Necessidades: Identificando Gêneros Acadêmicos em um Curso de Leitura Instrumental. The Especialist, 25(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/9463

Edição

Seção

Artigos