A História da Ciência e a antropologia de Ingold para a educação que aspiramos

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp282-304

Resumo

Resumo

Trabalho teórico apresentado no II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino/VII Jornada de História da Ciência e Ensino, na forma de resumo. Objetivo Geral foi expor a Antropologia como ponto para reflexão quanto ao ensino/aprendizagem; e como Específicos: a) Apresentar a Antropologia e/como Educação; b) Ilustrar como caso, o Círculo de Eranos. Partiu da pergunta: Como professores, relacionamo-nos com teorias/campos diversos de nossas formações iniciais, para atuarmos? Utilizado o Método de Caso, a amostra elegida proporcionou expor a proposta por atravessar sete aspectos elencados por Ingold para superação da pedagogia de transmissão, por membros do Círculo de Eranos terem composto trabalhos que romperam com o modelo estritamente cartesiano, adotando a abordagem empírico-fenomenológica de Jung para seus campos, o que inspirou filósofos modernos a partir de campos como a Biologia para percepção/subjetividade/aprendizagem como articulações entre meio, contexto, interações e reações. Esses cientistas revelam a interdisciplinaridade como reforma intelecto-científica, pondo Eranos como reflexão necessária para a Educação que aspiramos, portanto, um exemplo para ser considerado na docência.

Palavras-chave: Antropologia, Educação, Processos de Ensino e de Aprendizagem

Abstract

Theoretical work presented at the II International Congress on the Teaching Science’s History / VII Conference on the Science’s History and Teaching, in the form of a summary. The General goal was to expose the Anthropology as a point for reflection on teaching/learning; and as Specifics: a) To present Anthropology and/as Education; b)To ilulustrate as a case, the Eranos’ Circle. Started from the question: As teachers, do we relate to different theories/fields of our graduate area, in order to act? Using the Case Method, the chosen sample allowed to expose the proposal by contain seven aspects listed by Ingold to overcome the transmission pedagogy, since some members of Eranos’ Circle had works whose results overtaken those ones cartesian system, when adopted Jung’s empirical-phenomenological approach to their fields, what inspired modern philosophers from areas such as Biology to perception/subjectivity/learning as articulations between environment, context, interactions and reactions. These scientists reveal the interdisciplinarity as an intellectual-scientific reform, establishing Eranos as a necessary reflection for the Education we aspire to, therefore an example to be considered in teaching.

Keywords: Anthropology, Education, Teaching and Learning Processes

Biografia do Autor

Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves

Técnica em Química. Licenciada em Ciências Biológicas.

Cursando Mestrado em Ensino Tecnológico

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Publicado

2022-09-29

Edição

Seção

História da Ciência e Ensino