Aprendizagem de modelos atômicos utilizando o Storytelling ambientado na história da ciência

Autores/as

  • Milton Santos UFPE
  • Diêgo Luan Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Ana Paula Silva Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp250-262

Resumen

Resumo

A química, assim como os demais ramos da ciência tem papel fundamental na sociedade, por isso entender o processo de construção desse conhecimento é de suma importância para os estudantes. Porém, o ensino de química muitas vezes encontra-se pautado na metodologia tradicional, onde a preocupação sobre a construção do conhecimento muitas vezes não acontece. Uma estratégia que pode ser utilizada para promover um ensino mais motivante para o aluno é o uso do Storytelling, onde se busca a  participação ativa dos alunos, através de experiências e momentos de aprendizagem que podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas. Diante deste cenário, o presente trabalho tem por objetivo auxiliar no processo de construção e compreensão dos modelos atômicos, utilizando o  Storytelling e o contexto histórico no qual estes foram elaborados, através de plataformas digitais. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma do 1º ano do ensino médio, com 32 estudantes, da Escola de referência Adélia Leal, localizada na cidade de Caruaru/PE.  Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o diário de bordo virtual, elaborado no aplicativo WhatsApp e as vídeo gravações da apresentação dos trabalhos. Os estudantes conseguiram criar relações entre os modelos atômicos e o contexto histórico no qual estavam inseridos, sendo agora capazes de perceber que estes são fatores que interferem diretamente na construção do conhecimento. De modo semelhante, também perceberam que a ciência não é estática, e que constantemente sofre atualizações como forma de responder às novas demandas da sociedade.

Palavras-chave: Modelos atômicos; Storytelling; História da ciência.

Abstract

Chemistry as well as other branches of science has a fundamental role in society, so understanding the process of construction of this knowledge is extremely important for students. However, chemistry teaching is often based on traditional methodology where the concern about the construction of knowledge often does not happen. A strategy that can be used to promote more motivating teaching for the student is the use of Storytelling, which seeks the active participation of students, through experiences and learning moments that can contribute to the development of critical and creative skills. Therefore, in this scenario, this work aims to assist in the process of construction and understanding of atomic models, using Storytelling and the historical context in which they were elaborated, through digital platforms. The research was developed in a class of the 1st year of high school, with 32 students, from the Adélia Leal reference school, located in the city of Caruaru/PE. As a data collection instrument, the virtual logbook, created in the WhatsApp application, and video recordings of the presentation of the student’s assessment. The students managed to create relationships between the atomic models and the historical context in which they were inserted, now they are able to realize that these are factors that directly interfere in the construction of knowledge. In a similar way, they also realized that Science is not static, and that it constabtly undergoes updates as a way of responding to the new demands of Society.

Keywords: Atomic models; Storytelling; History of science.

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino