História e Filosofia da Ciência no contexto do Ensino de Ciências: um olhar a partir da produção Stricto Sensu brasileira

Autores/as

  • José Ramos de Sousa Instituto Federal do Espírito Santo
  • Priscila Rosa Bandeira da Costa Instituto Federal do Espírito Santo - IFES https://orcid.org/0000-0002-4387-2197
  • Antonio Donizetti Sgarbi Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp122-139

Resumen

RESUMO

A História e Filosofia da Ciência (HFC), enquanto campo de conhecimento, se preocupa em refletir e interpretar os aspectos sociais, históricos e filosóficos no processo de construção da ciência e do conhecimento científico. Mas que História e Filosofia da Ciência estão sendo ensinadas? Quais são as tendências e perspectivas do ensino de HFC? Quais são as articulações com outras disciplinas? Que teorias estão presentes nas pesquisas de HFC e quais seus pressupostos teóricos e epistemológicos? Assim, esse estudo se propôs a uma análise sistematizada de trabalhos de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo a partir dos conteúdos de História e Filosofia da Ciência no contexto de ensino de ciências presentes na produção científica brasileira. Para tal buscou compreender as estratégias/propostas pedagógicas mencionadas por professores e/ou pesquisadores ao abordar a HFC no contexto dos trabalhos científicos. Foi realizado um levantamento na produção de programas de pós-graduação em educação científica, principalmente em mestrados profissionais e doutorados. A investigação se deu através da metodologia de Mapeamento Sistêmico. Os resultados apontam uma concentração de pesquisas na área do Ensino Médio e da Graduação, bem como de trabalhos que apresentam apenas recortes históricos sem contextualização e um diálogo da área de ensino de HFC com área CTS/CTSA.

Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência, História da Ciência, Ensino de Ciência, Mapeamento Sistêmico

ABSTRACT

The History and Philosophy of Science (HFC), as a field of knowledge, is concerned with reflecting and interpreting social, historical and philosophical aspects in the process of building science and scientific knowledge. But what History and Philosophy of Science are being taught? What are the trends and prospects for teaching HFC? What are the links with other disciplines? What theories are present in HFC research and what are their theoretical and epistemological assumptions? Thus, this study proposed a systematic analysis of research works of a quantitative and qualitative nature from the contents of History and Philosophy of Science in the context of science teaching present in Brazilian scientific production. To this end, it sought to understand the pedagogical strategies/proposals mentioned by teachers and/or researchers when approaching HFC in the context of scientific works. A survey was carried out on the production of postgraduate programs in science education, mainly in professional masters and doctorates. The investigation took place through the methodology of Systemic Mapping. The results point to a concentration of research in the area of ​​High School and Graduation, as well as works that present only historical clippings without contextualization and a dialogue between the teaching area of ​​HFC and the CTS/CTSA area.

Keywords: History and Philosophy of Science, History of Science, Science Teaching, Systemic Mapping

Biografía del autor/a

José Ramos de Sousa, Instituto Federal do Espírito Santo

Doctorando en Educación en Ciencias y Matemáticas - Educimat - IFES, Maestría en Enseñanza de Humanidades - IFES, Especialista en Educación Comunitaria - UFES, Licenciatura en Lengua Portuguesa - IFES, Licenciatura en Trabajo Social - UFES, Licenciatura en Pedagogía - Universidad Cruzeiro do Sul . Interés por la investigación en Historia y Filosofía de la Ciencia, Alfabetización Científica, Clases de Campo, Educación Científica, Derechos Humanos, Políticas Sociales, Educación, Didáctica, Divulgación Científica.

Priscila Rosa Bandeira da Costa, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Magíster y Doctor en Geografía por la Universidad Federal de Espírita Santo. Docente de la Red Estatal de Educación de Espirito Santo - SEDU. Asesor del Grupo de Investigación en Historia y Filosofía de la Ciencia - HISTOFIC - ES

Antonio Donizetti Sgarbi, Instituto Federal do Espírito Santo - IFES

Doutor em Educação. Professor do Instituto Federal do Espírito Santo- IFES. Coordenador do Grupo de Pesquisa em História e Filosofia da Ciência - HISTOFIC/IFES

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino