Electro Metallurgica Brasileira: Eixo Condutor Para Integração Curricular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp27-44

Resumen

Resumo

Este trabalho é desdobramento de trabalhos anteriores, se utiliza do estudo de caso da Electro Metallurgica Brasileira, empreendimento siderúrgico da cidade de Ribeirão Preto de 1920 a 1930, e como os fatores que culminaram em tal empreendimento, podem ser utilizados de forma interdisciplinar propondo propostas pedagógicas para alunos do Novo Ensino Médio; a intencionalidade desta dinâmica foi o trabalho interdisciplinar da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências da Natureza e suas tecnologias, contribuindo para o enriquecimento curricular dos discentes. Essa interdisciplinaridade está prevista no currículo paulista; tendo como organizador das informações coletadas pelos alunos, a utilização de uma ferramenta tecnológica – PADLET, para encerramento ou culminância da disciplina.

Palavras-chave: História da Ciência, Ensino de Ciências, História da Técnica, História Local

Abstract

This work is an offshoot of previous works, it uses the case study of Electro Metallurgica Brasileira, a steel enterprise in the city of Ribeirão Preto from 1920 to 1930, and as the factors that culminated in such an enterprise, can be used in an interdisciplinary way proposing pedagogical proposals for New High School students; the purpose of this dynamic was the interdisciplinary work in the area of ​​Applied Human and Social Sciences and Natural Sciences and their technologies, contributing to the curricular enrichment of the students. This interdisciplinarity is foreseen in the São Paulo curriculum; having as an organizer of the information collected by the students, the use of a technological tool – PADLET, for closing or culminating the discipline.

 Keywords : History of Science, Science Teaching, History of Technique, Local History

Biografía del autor/a

Marcelo Luis De Brino, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutorando do Programa de Ensino em História de Ciências da Terra - Unicamp.

Laura Santos Novais, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Doutora em Quimica pela Universidade de São Paulo.

Pedro Wágner Gonçalves, Unicamp

Professor Doutor do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas.

Publicado

2022-09-29

Número

Sección

História da Ciência e Ensino