Teotopias poéticas do Brasil profundo:

a mistagogia da novilha pitanga em "Sequência", de João Guimarães Rosa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p296-324

Palabras clave:

Sequência, Vaca vermelha, Mistagogia e literatura, Guimarães Rosa e o Judaísmo.

Resumen

No território corrediço e intervalar das teotopias, um encontro utópico entre paisagens simbólicas, verbo sagrado e poesia demiúrgica poderia abrir extensas linhas de mútua fecundação entre literatura e teologia. É o que se apresenta na hipótese que norteia este ensaio interpretativo do conto “Sequência” (1962), de João Guimarães Rosa (1908-1967). Partimos do pressuposto hermenêutico de que essa narrativa se ambienta no entrelugar de convergência de práticas culturais oriundas de diferentes tradições religiosas, sobretudo do judaísmo e cristianismo, para traçarmos possíveis linhas de interpretação, no que se refere às relações de seres humanos com suas divindades e o além, mas também com os demais entes da Natureza. O percurso dos signos religiosos espelha-se metaforicamente, em palimpsesto, por sob outro percurso — agora para dentro do sertão, do país e de suas conflitivas paisagens culturais. Por esses caminhos concomitantes e sobrepostos, o leitor é conduzido para muito além da escrita, é levado para a urgente necessidade de decidir no decurso da própria indecidibilidade dos signos, da própria indizibilidade de fenômenos como vida e morte, essa sutil matéria com que se levanta, feito uma esfinge, o irrecusável Mistério da existência, na figura de uma mistagógica “novilha pitanga”.

Biografía del autor/a

Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas do Mato Grosso (1987); em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1991); mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999); mestre em Teologia Sistemática pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1993) e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente, professor na Universidade Católica Dom Bosco: Mestrado em Desenvolvimento Local, Programa Master em Desenvolvimento Territorial Sustentável (Master STEDE) Erasmus Mundus/Erasmus Plus e Licenciatura em Filosofia. Estágio pós-doutoral concluido (Estudos Culturais, EACH-USP) com o projeto "Hospitalidade e Desenvolvimento: Por uma pequena conversação".

Marcelo Marinho, Universidade Federal da Integração Latino-Americana Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

Licenciado em Letras Modernas (Língua e Civilização Francesas), assim como em Literatura Geral e Comparada (Literatura Latino-Americana), com mestrado e doutorado em Literatura Geral e Comparada, sempre pela Sorbonne-Nouvelle (Université de Paris III), sob orientação de Daniel-Henri Pageaux. Professor Visitante na Universidade Eotvos Loránd de Budapeste (2002-2004) e na Université du Québec à Montréal (2005-2006). É professor associado e docente pesquisador do Programa de Mestrado em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Biógrafo, fotógrafo e tradutor.

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Publicado

2021-11-01

Cómo citar

Maciel, J. de C., & Marinho, M. (2021). Teotopias poéticas do Brasil profundo:: a mistagogia da novilha pitanga em &quot;Sequência&quot;, de João Guimarães Rosa. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(24), 296–324. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p296-324