Teotopias poéticas do Brasil profundo:

a mistagogia da novilha pitanga em "Sequência", de João Guimarães Rosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p296-324

Palavras-chave:

Sequência, Vaca vermelha, Mistagogia e literatura, Guimarães Rosa e o Judaísmo.

Resumo

No território corrediço e intervalar das teotopias, um encontro utópico entre paisagens simbólicas, verbo sagrado e poesia demiúrgica poderia abrir extensas linhas de mútua fecundação entre literatura e teologia. É o que se apresenta na hipótese que norteia este ensaio interpretativo do conto “Sequência” (1962), de João Guimarães Rosa (1908-1967). Partimos do pressuposto hermenêutico de que essa narrativa se ambienta no entrelugar de convergência de práticas culturais oriundas de diferentes tradições religiosas, sobretudo do judaísmo e cristianismo, para traçarmos possíveis linhas de interpretação, no que se refere às relações de seres humanos com suas divindades e o além, mas também com os demais entes da Natureza. O percurso dos signos religiosos espelha-se metaforicamente, em palimpsesto, por sob outro percurso — agora para dentro do sertão, do país e de suas conflitivas paisagens culturais. Por esses caminhos concomitantes e sobrepostos, o leitor é conduzido para muito além da escrita, é levado para a urgente necessidade de decidir no decurso da própria indecidibilidade dos signos, da própria indizibilidade de fenômenos como vida e morte, essa sutil matéria com que se levanta, feito uma esfinge, o irrecusável Mistério da existência, na figura de uma mistagógica “novilha pitanga”.

Biografia do Autor

Josemar de Campos Maciel, Universidade Católica Dom Bosco

Graduado em Filosofia pelas Faculdades Unidas Católicas do Mato Grosso (1987); em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1991); mestre em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1999); mestre em Teologia Sistemática pela Pontificia Universidade Gregoriana de Roma (1993) e doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Atualmente, professor na Universidade Católica Dom Bosco: Mestrado em Desenvolvimento Local, Programa Master em Desenvolvimento Territorial Sustentável (Master STEDE) Erasmus Mundus/Erasmus Plus e Licenciatura em Filosofia. Estágio pós-doutoral concluido (Estudos Culturais, EACH-USP) com o projeto "Hospitalidade e Desenvolvimento: Por uma pequena conversação".

Marcelo Marinho, Universidade Federal da Integração Latino-Americana Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada

Licenciado em Letras Modernas (Língua e Civilização Francesas), assim como em Literatura Geral e Comparada (Literatura Latino-Americana), com mestrado e doutorado em Literatura Geral e Comparada, sempre pela Sorbonne-Nouvelle (Université de Paris III), sob orientação de Daniel-Henri Pageaux. Professor Visitante na Universidade Eotvos Loránd de Budapeste (2002-2004) e na Université du Québec à Montréal (2005-2006). É professor associado e docente pesquisador do Programa de Mestrado em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Biógrafo, fotógrafo e tradutor.

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Publicado

2021-11-01

Como Citar

Maciel, J. de C., & Marinho, M. (2021). Teotopias poéticas do Brasil profundo:: a mistagogia da novilha pitanga em &quot;Sequência&quot;, de João Guimarães Rosa. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 11(24), 296–324. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2021v24p296-324