Fabrice Hadjadj, leitor de autores italianos
DOI :
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p309-327Mots-clés :
Fabrice Hadjadj, Dante Alighieri, Lorenzo da Ponte, Don Giovanni, ParaísoRésumé
O presente artigo pretende mostrar como o filósofo e ensaísta de sobrenome árabe, origem judia e religião católica Fabrice Hadjadj se utiliza de dois autores italianos, a saber, Dante Alighieri e Lorenzo da Ponte, para aprofundar as suas reflexões sobre a noção de Paraíso. No primeiro caso, Dante fornece pistas para a compreensão de uma noção de Paraíso que ultrapasse as críticas de Friedrich Nietzsche. No segundo, o autor explora o conceito de “redenção”, presente na ópera “Don Giovanni”.
Após a exposição da interpretação do filósofo em cada caso, constatamos que a leitura de Dante promove, para Hadjadj, um deslocamento do paraíso do exterior para o interior e que Don Giovanni explicita, segundo Hadjadj, a dinâmica redentora do Paraíso, à medida em que o convite à máxima felicidade não é fruto de uma conquista pessoal ou do cumprimento de um preceito moral, mas um dom que vem do Alto. Finalmente, constatamos o caráter transdisciplinar da leitura que Hadjadj faz de Da Ponte e Dante, considerando-os como autores cujas obras exprimem realidades profundas que precisam ser desveladas e que podem envolver e auxiliar àqueles que leem o texto contemporaneamente.
Références
ALIGHIERI, D. Tutte le opere. Roma: Grandi Tascabili Economici Newton, 1993.
ALIGHIERI, D. A divina comédia: inferno. Tradução: Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Editora 34, 2005.
BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
DA PONTE, L. Libreto bilíngue em português e italiano da ópera Don Giovanni, com música de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e libreto de Lorenzo da Ponte (1749-1838). Tradução: Irineu Franco Perpetuo. [s.l.] Montagem do Theatro São Pedro, 2017.
HADJADJ, F. O paraíso à porta: ensaio sobre uma alegria que desconcerta. São Paulo: É Realizações, 2015.
HADJADJ, F. A Profundidade dos Sexos. São Paulo: É Realizações, 2017.
HODGES, S. Lorenzo Da Ponte: The Life and Times of Mozart’s Librettist. Madison (Wisconsin): The University of Wisconsin Press, 2002.
JANUÁRIO, S. A. R. Do amor humano ao amor divino: correspondências entre “Dão-Lalalão (o devente)” e A divina comédia. Dissertação—Belo Horizonte: Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
NIETZSCHE, F. Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.