Tempora mutantur, et nos mutamur in illis
une tuile franciscaine brésilienne entre continents, confessions et temporalités
DOI :
https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p219-248Mots-clés :
confissões cristãs, temporalidade moderna, aceleração do tempo, Otto van Veen, painéis de azulejos franciscanos no BrasilRésumé
.
Références
ANGENIS, Luiz Fernando Conde; MAINKA, Peter Johann. Presença franciscana e supremacia jesuítica no campo da História e da História da Educação na época colonial – um diagnóstico na pesquisa historiográfica a partir da análise dos CBHE da SBHE. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. 1-24, 16 jun. 2019. DOI: 0.4025/rbhe.v19.2019.e061e-ISSN:2238-0094.
BRÁZDIL, Rudolf. KOTYZA, Oldřich. History of weather and climate in the Czech lands – volume III: Daily Weather Records in the Czech Lands in the Sixteenth Century II. Masaryk University Brno 1999. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Oldrich-Kotyza-2/publication/39750725_History_of_Weather_and_Climate_in_the_Czech_Lands_III_Daily_Wea-ther_Records_in_the_Czech_Lands_in_the_Sixteenth_Century_II/links/54ed68600cf27fbfd7724d73/History-of-Weather-and-Climate-in-the-Czech-Lands-III-Daily-Weather-Records-in-the-Czech-Lands-in-the-Sixteenth-Century-II.pdf >. Acesso em: 1 ago 2021.
CARDOSO, Marcelo Amato. “Os cem olhos do pavão: Representações da ave na Idade Média e suas origens simbólicas”. In: Medievalista, Lisboa, Portugal. v. 29, 2021. DOI: 10.4000/medievalista.3908.
CARVALHO, Ana Maria Albani de. “A Paisagem em Pedro Weingärtner (1853 - 1929): algu-mas hipóteses de trabalho”. In: Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, jul. 2008. Disponível em: < http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_amac_paisagem.htm >. Acesso em: 12 jan. 2022.
CERQUEIRA, Fátima Nader Simões. Memória e persuasão na pintura de Adriana Varejão, 2009. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes. Vitpi-ra, ES: 2009. 176f.
GERARDS-NELISSEN, Inemie. “Otto van Veen's Emblemata Horatiana”. In: Simiolus: Nether-lands Quarterly for the History of Art, v. 5, n. 1/2, p. 20-63, 1971. DOI:10.2307/3780366
ENENKEL, Krl A. E. “The Transmission of Knowledge via Pictorial Figurations: Vaenius’ Em-blemata Horatiana (1607) as a Manual of Ethics”. In: Ibidem. The Invention of the Emblem Book and the Transmission of Knowledge, ca. 1510–1610. Leiden, Bélgica: Brill, 2019. p. 365-438. (Coletâneas: Brill's Studies in Intellectual History / Brill's Studies on Art, Art History, and Intellectual History v. 295/36). DOI: 10.1163/9789004387256_008.
FOCHESATTO, Cyanna Missaglia. “As paisagens de Pedro Weingärtner durante o processo de colonização da região Sul do Brasil (Século XIX e XX)”. In: Revista Expedições: Teoría e His-toriografía, Goiania, GO, v. 6, n. 1, p. 198-2012, jan. – jul. 2015.
HUBERINUS, Caspar. Postille Deudsch. Frankfurt / Oder: [s.e.] Impresso por Johann Eich-horn,1554. Disponível em: < https://www.digitale-sammlungen.de/en/view/bsb11099471 >. Acesso em: 2 ago. 2021
Huberinus, Caspar: Postilla Deudsch: Vber alle Sontagliche vnd der Fürnembsten Fest Euangelien, Durchs gantze Jar. Wittemberg: Impressão por Peter Seitz, 1561. DOI: https://mdz-nbn-resolving.de/urn:nbn:de:bvb:12-bsb11099471-3
PAULITSCH, Vivian S. “As influências na obra de Pedro Weingärtner (1853-1929)”. In: Revis-ta 19&20, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, jul. 2008. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_vp_influencias.htm>. Acesso em: 12 jan. 2022.
PIFANO, Raquel Quinet. “A arte de copiar: gravura, pintura e artista colonial”. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, v.17, p. 24–33, 2008. Disponível em: < https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_raquel_pifano.pdf >. Acesso em: 3 mar. 2022.
ROSA, Hartmut & SCHEUERMAN, William E. (eds). High-speed society: social acceleration, power and modernity. State College, PA: Pennsylvania University Press, 2012.
ROSA, Hartmut & TREJO-MATHYS, Jonathan. Social acceleration: a new theory of moderni-ty, 2013.
ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais da modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.
ROSA, Hartmut. Alienation and acceleration: towards a critical theory of late-modern tempo-rality. Natchitoches, LA: NSU Press, 2010.
ROSA, Hartmut. Beschleunigung und Endfremdung: Entwurf einer kritischen Theorie spätmoderner Zeitlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2013.
ROSA, Hartmut. Beschleunigung: die Veränderungen der Zeitstrukturen in der Moderne. Ber-lin: Suhrkamp Verlag, 2005.
ROSA, Hartmut. Resonance: A Sociology of Our Relationship to the World. Boston, USA, Cambridge e Oxford, GBR: Polity, 2019.
ROSA, Hartmut. Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Berlin: Suhrkamp Verlag, 2017 (Resonância: uma sociologia da relação como o mundo).
SIMÕES, J. M. dos Santos. Azulejaria Portuguesa no Brasil (1500-1822). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
VEEN, Otto van. Q. Horati Flacci Emblemata. Imaginibus in aes incisis notisque illustrata, studio Othonis Vaenii Batavolugdunensis […] Auctoris aere et cura. Antuérpia, Bélgica: Impresso por Henrico y Cornelio Verdussen, 1607. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=_58uYBpegaIC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false >. Acesso em: 12 jan. 3033.
VEEN, Otto van. Theatro moral de la vida humana en cien emblemas: con el Enchiridion de Epicteto, y la Tabla de Cebes, philosofo platonico. Antuérpia, Bélgica: Impresso por Henrico y Cornelio Verdussen, 1701. Disponível em: < https://libsysdigi.library.uiuc.edu/OCA/Books2010-02/theatromoraldela00vee/theatromoraldela00vee.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2021.
WESTSTEIJN, Thijs. “Otto Vaenius' Emblemata Horatiana and the azulejos in the monastery of São Francisco in Salvador de Bahia”. In: De Zeventiende Eeuw: Cultuur in de Nederlanden in Interdisciplinair Perspectief, v. 21, p. 125–145 (2005).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés TEOLITERARIA - Revista de Literaturas e Teologias 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
A TeoLiterária – Revista de Literaturas e Teologias é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.