Tempora mutantur, et nos mutamur in illis

une tuile franciscaine brésilienne entre continents, confessions et temporalités

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p219-248

Mots-clés :

confissões cristãs, temporalidade moderna, aceleração do tempo, Otto van Veen, painéis de azulejos franciscanos no Brasil

Résumé

.

Bibliographies de l'auteur-e

Helmut Renders, Universidade Metodista de São PauloPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoGraduação em Teologia

Doutor em Ciências da Religião (2006) pela Umesp. Professor do PPG em Ciências da Religião e do curso de teologia bacharel da Umesp. Contanto: helmut.renders@metodista.br

Jonadab Domingues de Alemeida, Universidade Metodista de São Paulo

Doutorando em Ciências da Religião Umesp. Professor titular do curso bacharel da mesma universidade. Contato: Jonadab.almeida@metodista.br

Références

ANGENIS, Luiz Fernando Conde; MAINKA, Peter Johann. Presença franciscana e supremacia jesuítica no campo da História e da História da Educação na época colonial – um diagnóstico na pesquisa historiográfica a partir da análise dos CBHE da SBHE. Revista Brasileira de História da Educação, v. 19, p. 1-24, 16 jun. 2019. DOI: 0.4025/rbhe.v19.2019.e061e-ISSN:2238-0094.

BRÁZDIL, Rudolf. KOTYZA, Oldřich. History of weather and climate in the Czech lands – volume III: Daily Weather Records in the Czech Lands in the Sixteenth Century II. Masaryk University Brno 1999. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/Oldrich-Kotyza-2/publication/39750725_History_of_Weather_and_Climate_in_the_Czech_Lands_III_Daily_Wea-ther_Records_in_the_Czech_Lands_in_the_Sixteenth_Century_II/links/54ed68600cf27fbfd7724d73/History-of-Weather-and-Climate-in-the-Czech-Lands-III-Daily-Weather-Records-in-the-Czech-Lands-in-the-Sixteenth-Century-II.pdf >. Acesso em: 1 ago 2021.

CARDOSO, Marcelo Amato. “Os cem olhos do pavão: Representações da ave na Idade Média e suas origens simbólicas”. In: Medievalista, Lisboa, Portugal. v. 29, 2021. DOI: 10.4000/medievalista.3908.

CARVALHO, Ana Maria Albani de. “A Paisagem em Pedro Weingärtner (1853 - 1929): algu-mas hipóteses de trabalho”. In: Revista 19&20, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, jul. 2008. Disponível em: < http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_amac_paisagem.htm >. Acesso em: 12 jan. 2022.

CERQUEIRA, Fátima Nader Simões. Memória e persuasão na pintura de Adriana Varejão, 2009. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes. Vitpi-ra, ES: 2009. 176f.

GERARDS-NELISSEN, Inemie. “Otto van Veen's Emblemata Horatiana”. In: Simiolus: Nether-lands Quarterly for the History of Art, v. 5, n. 1/2, p. 20-63, 1971. DOI:10.2307/3780366

ENENKEL, Krl A. E. “The Transmission of Knowledge via Pictorial Figurations: Vaenius’ Em-blemata Horatiana (1607) as a Manual of Ethics”. In: Ibidem. The Invention of the Emblem Book and the Transmission of Knowledge, ca. 1510–1610. Leiden, Bélgica: Brill, 2019. p. 365-438. (Coletâneas: Brill's Studies in Intellectual History / Brill's Studies on Art, Art History, and Intellectual History v. 295/36). DOI: 10.1163/9789004387256_008.

FOCHESATTO, Cyanna Missaglia. “As paisagens de Pedro Weingärtner durante o processo de colonização da região Sul do Brasil (Século XIX e XX)”. In: Revista Expedições: Teoría e His-toriografía, Goiania, GO, v. 6, n. 1, p. 198-2012, jan. – jul. 2015.

HUBERINUS, Caspar. Postille Deudsch. Frankfurt / Oder: [s.e.] Impresso por Johann Eich-horn,1554. Disponível em: < https://www.digitale-sammlungen.de/en/view/bsb11099471 >. Acesso em: 2 ago. 2021

Huberinus, Caspar: Postilla Deudsch: Vber alle Sontagliche vnd der Fürnembsten Fest Euangelien, Durchs gantze Jar. Wittemberg: Impressão por Peter Seitz, 1561. DOI: https://mdz-nbn-resolving.de/urn:nbn:de:bvb:12-bsb11099471-3

PAULITSCH, Vivian S. “As influências na obra de Pedro Weingärtner (1853-1929)”. In: Revis-ta 19&20, Rio de Janeiro, v. 3, n. 3, jul. 2008. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_vp_influencias.htm>. Acesso em: 12 jan. 2022.

PIFANO, Raquel Quinet. “A arte de copiar: gravura, pintura e artista colonial”. Arte & Ensaio, Rio de Janeiro, v.17, p. 24–33, 2008. Disponível em: < https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2012/01/ae17_raquel_pifano.pdf >. Acesso em: 3 mar. 2022.

ROSA, Hartmut & SCHEUERMAN, William E. (eds). High-speed society: social acceleration, power and modernity. State College, PA: Pennsylvania University Press, 2012.

ROSA, Hartmut & TREJO-MATHYS, Jonathan. Social acceleration: a new theory of moderni-ty, 2013.

ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais da modernidade. São Paulo: Editora da Unesp, 2019.

ROSA, Hartmut. Alienation and acceleration: towards a critical theory of late-modern tempo-rality. Natchitoches, LA: NSU Press, 2010.

ROSA, Hartmut. Beschleunigung und Endfremdung: Entwurf einer kritischen Theorie spätmoderner Zeitlichkeit. Berlin: Suhrkamp, 2013.

ROSA, Hartmut. Beschleunigung: die Veränderungen der Zeitstrukturen in der Moderne. Ber-lin: Suhrkamp Verlag, 2005.

ROSA, Hartmut. Resonance: A Sociology of Our Relationship to the World. Boston, USA, Cambridge e Oxford, GBR: Polity, 2019.

ROSA, Hartmut. Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Berlin: Suhrkamp Verlag, 2017 (Resonância: uma sociologia da relação como o mundo).

SIMÕES, J. M. dos Santos. Azulejaria Portuguesa no Brasil (1500-1822). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.

VEEN, Otto van. Q. Horati Flacci Emblemata. Imaginibus in aes incisis notisque illustrata, studio Othonis Vaenii Batavolugdunensis […] Auctoris aere et cura. Antuérpia, Bélgica: Impresso por Henrico y Cornelio Verdussen, 1607. Disponível em: < https://books.google.com.br/books?id=_58uYBpegaIC&printsec=frontcover&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false >. Acesso em: 12 jan. 3033.

VEEN, Otto van. Theatro moral de la vida humana en cien emblemas: con el Enchiridion de Epicteto, y la Tabla de Cebes, philosofo platonico. Antuérpia, Bélgica: Impresso por Henrico y Cornelio Verdussen, 1701. Disponível em: < https://libsysdigi.library.uiuc.edu/OCA/Books2010-02/theatromoraldela00vee/theatromoraldela00vee.pdf >. Acesso em: 20 jul. 2021.

WESTSTEIJN, Thijs. “Otto Vaenius' Emblemata Horatiana and the azulejos in the monastery of São Francisco in Salvador de Bahia”. In: De Zeventiende Eeuw: Cultuur in de Nederlanden in Interdisciplinair Perspectief, v. 21, p. 125–145 (2005).

Publié-e

2022-12-22

Comment citer

Renders, H., & Alemeida, J. D. de. (2022). Tempora mutantur, et nos mutamur in illis: une tuile franciscaine brésilienne entre continents, confessions et temporalités. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 12(28), 219–248. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2022v28p219-248