Movimento em defesa do solo

Dostoiévski entre ocidentalistas e eslavófilos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v29p78-110

Mots-clés :

Dostoiévski, Modernidade, Cristianismo, Ocidentalismo, Eslavofilismo

Résumé

O artigo busca analisar as críticas de Dostoiévski às ideologias ocidentalistas e eslavófilas, bem como em que sentido essa concepção é elaborada enquanto uma crítica da modernidade, porém nos termos de um discurso moderno. O romancista russo foi condenado por conspiração revolucionária contra o tzar e a experiência do cárcere deixou marcas profundas em sua trajetória literária. Dostoiévski ancorou sua literatura em um vocabulário religioso adquirido nesse contato com os camponeses russos, enquanto esteve preso. A interpretação do autor acerca do cristianismo do povo russo será determinante na composição de suas obras futuras e redefinirá suas posições políticas, filosóficas, religiosas e artísticas. Partindo então da influência do Pótchvennitchestvo (movimento em defesa do solo), enquanto única alternativa capaz de articular uma oposição ao eslavofilismo e ocidentalismo, o romancista anuncia sua defesa do cristianismo do povo camponês russo. Portanto, o movimento em defesa do solo se revela como um dos aspectos mais importantes para a compreensão da relação entre política, filosofia, religião e arte na obra de Dostoiévski.

Biographie de l'auteur-e

Arlene Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz (UFJF). Contato: fernandes.arlene@hotmail.com

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Publié-e

2023-06-12

Comment citer

Fernandes, A. (2023). Movimento em defesa do solo: Dostoiévski entre ocidentalistas e eslavófilos. TEOLITERARIA - Revista De Literaturas E Teologias, 13(29), 78–110. https://doi.org/10.23925/2236-9937.2023v29p78-110