Propostas de articulação entre teoria e prática em cursos de licenciatura em matemática.

Autores

  • Jeferson Gomes Moriel Junior Universidade Estadual de Londrina
  • Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Articulação entre Teoria e Prática, Formação inicial de professores de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Resumo Neste artigo discutimos propostas de formação inicial de professores de Matemática que revelam indícios de articulação entre teoria e prática, presentes em atuais Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) de cursos de licenciatura em Matemática no estado do Paraná. Trata-se de um estudo documental em que realizamos uma análise interpretativa de informações expressas em seis PPPs, em constante diálogo com a literatura revisada. Da análise dos documentos identificamos quatro propostas associadas à pesquisa empírica do futuro professor, ao trabalho de pesquisa de final de curso, ao tratamento da matemática escolar dado pelo curso, e à reflexão didático-pedagógica no contexto do ensino de Matemática. Em decorrência dos resultados dessa análise, sistematizamos um conjunto de propostas que podem contribuir para articular teoria e prática e fortalecer nexos entre a profissão docente e a formação inicial de professores de Matemática. Palavras-chave: Articulação entre Teoria e Prática; Formação inicial de professores de Matemática; Educação Matemática. Abstract In this paper we discussed proposals for pre-service mathematics teacher education that present evidence of articulation between theory and practice in current Political-Pedagogical Projects (PPPs) of the master degree courses of mathematics in the State of Paraná. It is a documental study in that we accomplished an interpretative analysis of information expressed in six PPPs in constant dialogue with the literature reviewed. We identified four proposals associated to the pre-service teacher’s empiric research to the research work of course end, to the treatment of the school mathematics given by the course, and to the didactics-pedagogical reflection in the context of the teaching of mathematics. As a result of the results of this analysis, we systematized a set of proposals which we believe contribute to articulate theory and practice and to strengthen connections between the teacher profession and pre-service mathematics teacher education Key-words: Articulation between theory and practice; Pre-service Mathematics Teacher Education; Mathematics Education.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-04-10

Edição

Seção

Artigos