Estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre concepções de Professores que ensinam Matemática (2001 - 2012)
State of the art of Brazilian academic researches on conceptions of teachers who teach Mathematics (2001 - 2012)

Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros

Resumo


O texto apresenta um estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras, acerca das concepções de Professores de Matemática, produzidas no período de 2001 a 2012. Os trabalhos selecionados fazem parte do projeto Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática, coordenado pelo GEPFPM. Para delimitar nosso corpus de análise, estabelecemos os seguintes critérios: (i) no caso da dissertação que fosse advinda do Mestrado Acadêmico; (ii) que assumissem um conceito para concepção e, (iii)  realizado na formação inicial, no caso, na licenciatura em Matemática. Dentre os trabalhos selecionados, oito satisfizeram aos critérios estabelecidos, sendo três teses e cinco dissertações. A partir da análise realizada, pode-se perceber que muitos autores utilizam o termo concepção sem discrepância.

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DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p347-360

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