Negociações, rupturas e renegociações numa sala de aula com o saber equação do segundo grau<br>Negotiations, breaks and renegotiations in a classroom with the knowledge of the second-degree equation

Autores

  • Fernando Emílio Leite de Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE https://orcid.org/0000-0001-7059-8050
  • Anna Paula de Avelar Brito Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i5p162-176

Palavras-chave:

Relação Didática. Contrato Didático. Negociações. Rupturas.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as relações contratuais, que emergem da relação didática, numa sala de aula de matemática no 9º ano do ensino fundamental, quando o saber algébrico é a equação do segundo grau entra em cena no jogo didático. Para tornar possível a investigação, elegemos como campo teórico e metodológico a noção de Contrato Didático, um dos pilares da teoria das situações didáticas, esse fenômeno implica regras que emergem da relação didática e que são determinantes para o funcionamento do sistema didático. Na metodologia utilizamos uma filmagem e, posteriormente, a transcrição e análise. Os resultados apontam que o professor contempla, negociações, rupturas e renegociações na relação didática. No entanto, podemos observar em alguns momentos uma reorganização contratual e o estabelecimento de um núcleo duro do contrato.

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Publicado

2019-11-06

Edição

Seção

Finalizada - LADIMA 2018 - Número especial - A Didática da Matemática, formação de professores e práticas docentes.