Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra

Autores

  • Rejane Waiandt Schuwartz Faria Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro
  • Marcus Vinicius Maltempi Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro

Palavras-chave:

Ensino Médio, Generalização Matemática, Ensino de Matemática

Resumo

Neste artigo discutimos o papel do software GeoGebra no estudo de Padrões Fractais. Para tanto, analisamos uma atividade realizada com alunos do Ensino Médio, segundo uma abordagem que busca identificar as fases de Investigação de um Padrão. A abordagem qualitativa foi empregada com o intuito de compreender como o GeoGebra atuou no desenvolvimento da atividade de manipulação e análise de Padrões Fractais. Os dados coletados indicaram que o GeoGebra possibilitou que diversos níveis de um mesmo Padrão Fractal fossem manipulados e analisados em uma única construção e os passos das construções fossem revistos. Assim, é possível concluir que o GeoGebra contribuiu para que os Padrões Fractais ganhassem vida, no sentido de se tornarem dinâmicos, favorecendo a generalização dos conteúdos matemáticos explorados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rejane Waiandt Schuwartz Faria, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro

Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense. Mestranda em Educação Matemática (UNESP- Rio Claro). Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Marcus Vinicius Maltempi, Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro

Professor do Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, SP, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM).

Downloads

Publicado

2012-03-13

Como Citar

Faria, R. W. S., & Maltempi, M. V. (2012). Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), I - XV. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8393