Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra
Palavras-chave:
Ensino Médio, Generalização Matemática, Ensino de MatemáticaResumo
Neste artigo discutimos o papel do software GeoGebra no estudo de Padrões Fractais. Para tanto, analisamos uma atividade realizada com alunos do Ensino Médio, segundo uma abordagem que busca identificar as fases de Investigação de um Padrão. A abordagem qualitativa foi empregada com o intuito de compreender como o GeoGebra atuou no desenvolvimento da atividade de manipulação e análise de Padrões Fractais. Os dados coletados indicaram que o GeoGebra possibilitou que diversos níveis de um mesmo Padrão Fractal fossem manipulados e analisados em uma única construção e os passos das construções fossem revistos. Assim, é possível concluir que o GeoGebra contribuiu para que os Padrões Fractais ganhassem vida, no sentido de se tornarem dinâmicos, favorecendo a generalização dos conteúdos matemáticos explorados.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.