Manipulação e Análise de Padrões Fractais no Processo de Generalização de Conteúdos Matemáticos por meio do Software GeoGebra
Keywords:
Ensino Médio, Generalização Matemática, Ensino de MatemáticaAbstract
Neste artigo discutimos o papel do software GeoGebra no estudo de Padrões Fractais. Para tanto, analisamos uma atividade realizada com alunos do Ensino Médio, segundo uma abordagem que busca identificar as fases de Investigação de um Padrão. A abordagem qualitativa foi empregada com o intuito de compreender como o GeoGebra atuou no desenvolvimento da atividade de manipulação e análise de Padrões Fractais. Os dados coletados indicaram que o GeoGebra possibilitou que diversos níveis de um mesmo Padrão Fractal fossem manipulados e analisados em uma única construção e os passos das construções fossem revistos. Assim, é possível concluir que o GeoGebra contribuiu para que os Padrões Fractais ganhassem vida, no sentido de se tornarem dinâmicos, favorecendo a generalização dos conteúdos matemáticos explorados.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.