<strong>PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER</strong>

Autores

  • Kenneth M. Zeichner Universidade de Washington em Seattle
  • Alexandre Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

formação de professores, justiça social, modelos contra-hegemônicos de formação docente

Resumo

O professor Kenneth M. Zeichner, da Universidade de Washington-Seattle, Estados Unidos, é um dos mais importantes pesquisadores e estudiosos do campo da formação de professores. Suas pesquisas e publicações, desde a década de 1970, tratam de diferentes aspectos da formação de professores, focalizando a compreensão das trajetórias históricas de diferentes abordagens de formação docente e a elaboração de pressupostos subjacentes a modelos de formação que respondem aos princípios de justiça social. Nesta entrevista o professor Zeichner trata de temas importantes que estão no bojo da discussão atual sobre a formação de professores. Analisa os modelos hegemônicos de formação docente, evidenciando a relação desses com os movimentos e políticas de privatização e controle da educação. Debate as potencialidades e limites de modelos contra-hegemônicos de formação de professores nos processos de promoção de justiça social e de construção de uma educação de alta qualidade para os filhos de todos. Enfatiza a necessidade de que a universidade, a escola, as comunidades locais e os movimentos sociais trabalhem conjuntamente para o desvelamento dos interesses dos grupos que defendem políticas conservadoras de educação e enfrentamento das ambiguidades e contradições presentes nos contextos reais em que os professores atuam.

Biografia do Autor

Kenneth M. Zeichner, Universidade de Washington em Seattle

Professor titular da Universidade de Washington, Seattle (EUA) e diretor do programa de Formação de Professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa e ensino na área de formação docente, desenvolvimento profissional de professores e pesquisa-ação. Já orientou dezenas de teses e dissertações no campo da formação de educadores. Zeichner é autor de vários livros – muitos traduzidos para diferentes línguas, inclusive o português, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos internacionais e dos Estados Unidos.

Alexandre Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Educação: Currículo da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, bolsista da FAPESP.

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela University of Wisconsin-Madison (EUA) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Entrevistas