<strong>PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER</strong>

Authors

  • Kenneth M. Zeichner Universidade de Washington em Seattle
  • Alexandre Saul Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Júlio Emílio Diniz-Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

formação de professores, justiça social, modelos contra-hegemônicos de formação docente

Abstract

O professor Kenneth M. Zeichner, da Universidade de Washington-Seattle, Estados Unidos, é um dos mais importantes pesquisadores e estudiosos do campo da formação de professores. Suas pesquisas e publicações, desde a década de 1970, tratam de diferentes aspectos da formação de professores, focalizando a compreensão das trajetórias históricas de diferentes abordagens de formação docente e a elaboração de pressupostos subjacentes a modelos de formação que respondem aos princípios de justiça social. Nesta entrevista o professor Zeichner trata de temas importantes que estão no bojo da discussão atual sobre a formação de professores. Analisa os modelos hegemônicos de formação docente, evidenciando a relação desses com os movimentos e políticas de privatização e controle da educação. Debate as potencialidades e limites de modelos contra-hegemônicos de formação de professores nos processos de promoção de justiça social e de construção de uma educação de alta qualidade para os filhos de todos. Enfatiza a necessidade de que a universidade, a escola, as comunidades locais e os movimentos sociais trabalhem conjuntamente para o desvelamento dos interesses dos grupos que defendem políticas conservadoras de educação e enfrentamento das ambiguidades e contradições presentes nos contextos reais em que os professores atuam.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Kenneth M. Zeichner, Universidade de Washington em Seattle

Professor titular da Universidade de Washington, Seattle (EUA) e diretor do programa de Formação de Professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa e ensino na área de formação docente, desenvolvimento profissional de professores e pesquisa-ação. Já orientou dezenas de teses e dissertações no campo da formação de educadores. Zeichner é autor de vários livros – muitos traduzidos para diferentes línguas, inclusive o português, capítulos de livros e artigos publicados em periódicos internacionais e dos Estados Unidos.

Alexandre Saul, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós- Graduação em Educação: Currículo da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, bolsista da FAPESP.

Júlio Emílio Diniz-Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação pela University of Wisconsin-Madison (EUA) e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Published

2014-12-17

How to Cite

Zeichner, K. M., Saul, A., & Diniz-Pereira, J. E. (2014). <strong>PESQUISAR E TRANSFORMAR A PRÁTICA EDUCATIVA: MUDANDO AS PERGUNTAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES – UMA ENTREVISTA COM KENNETH M. ZEICHNER</strong>. Revista E-Curriculum, 12(3), 2211–2224. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21405

Issue

Section

Entrevistas