<strong>PROVOCANDO MUDANÇAS NO CURRÍCULO ATRAVÉS DAS TIC E ESTABELECENDO PARCERIA COM O PROJETO SCIENCE UPD8 NA INGLATERRA E BRASIL</strong>
Palavras-chave:
Mudanças curriculares. TIC. Leitura ético-científica. Rede de aprendizagem.Resumo
A intenção desse artigo é discutir alguns aspectos relevantes decorrente de reflexões teórico-empíricas sobre o uso das TIC como caminho de provocar mudanças no currículo. Para isso, analisamos o projeto “Science UPD8” desenvolvido pela Universidade Sheffield no Reino Unido que trata de uma rede colaborativa de cientistas, professores e alunos. Além disso,discutimos sobre o workshop “Aprendizagem de Ciência do século 21” realizado em São Paulo em 2004. Inicialmente, apresentamos o contexto educacional da área de ciências no Reino Unido. Em seguida, mostramos como “Science UPD8” foi concebido e tem sido utilizado. Então, discutimos sobre mudanças no currículo através das TIC. E, finalmente concluímos esse trabalho com a análise do workshop no Brasil destacando alguns aspectos importantes: leitura consciente-crítica e ético-científica, autonomia, co-autoria e uso das TIC como meio de ampliar a rede viva da aprendizagem.Downloads
Publicado
2010-07-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.