AS RELAÇÕES ENTRE DIVERSIDADE E A DISCUSSÃO DE TEMAS CONTROVERSOS: DESAFIOS ATUAIS PARA A ESCOLA

Pedro Pinheiro Teixeira

Resumo


O presente trabalho se configura como uma reflexão teórica sobre o ensino de questões controversas e seus desafios atuais. Pesquisadores e políticas públicas educacionais no Brasil e no mundo têm destacado a importância de se explorar a pluralidade de pensamentos acerca de questões controversas. Incialmente, em uma perspectiva intercultural crítica, argumentamos que, dada a diversidade de visões de mundo, crenças religiosas, gêneros, orientações sexuais e raças nas sociedades contemporâneas e nas escolas, o ensino e o debate de controvérsias na educação básica se tornam alvo de disputas. Se, de acordo com Hess (2009), a própria definição do que é ou não controverso já é, em si, permeada de conflitos, determinar quais desses temas serão incluídos nos currículos escolares também é. Tal cenário se mostra ainda mais complexo em nosso país nos últimos anos pelo avanço de pautas conservadoras no congresso nacional e de projetos de lei como o Escola sem Partido, tendo em vista, principalmente, as concepções moralistas de sexualidade e as crenças religiosas de grupos conservadores. Nesse sentido, embora os defensores dessas bandeiras argumentem uma pretensa abertura à pluralidade de ideias, a análise de seus argumentos revela profunda rejeição a valores e conhecimentos distintos daqueles por eles defendidos. Essa postura mostra-se ameaçadora ao ensino e ao desenvolvimento de estratégias pedagógicas que abordem temas controvertidos na escola básica. Assim, indicamos possibilidades para pensar a superação desses obstáculos em sala de aula.


Palavras-chave


Questões controversas. Diversidade. Conservadorismo. Escola sem Partido.

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DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p494-515

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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