BNC-Formação

políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i3p1335-1359

Palavras-chave:

políticas para formação de professores, BNC-Formação, OCDE

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a influência das diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na elaboração da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) de 2019, a fim de revelar as implicações nas políticas de formação docente no Brasil. Refere-se a uma pesquisa exploratória e de análise documental.  O resultado expõe a convergência da BNC-Formação com as diretrizes da OCDE ao impor uma padronização da formação de professores com base no desenvolvimento de competências intelectuais e comportamentais. Tal padronização está imbuída no propalado alcance da qualidade educacional, todavia visa sustentar as demandas do capitalismo em sua fase mundializada e financeira, o que impede o alcance da educação como prática social transformadora.

Biografia do Autor

Darlene Novacov Bogatschov, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Docente Assistente do Departamento de Pedagogia do Campus Regional de Cianorte, da Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de conhecimento de Políticas e Gestão da Educação.

Gesilaine Mucio Ferreira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente Assistente do Departamento de Pedagogia, do Campus Regional de Cianorte-UEM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM).

Jani Alves da Silva Moreira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI/CNPq). Docente Adjunto do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE-UEM) da UEM, na linha de pesquisa “Políticas e Gestão em Educação”.

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2022-09-30

Edição

Seção

Artigos