Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i1p40-69

Palavras-chave:

escola inclusiva, educação e diversidade, gestão escolar, percepções docentes, diversidade e diferença

Resumo

Buscou-se analisar percepções de professores de História e de gestores de escolas públicas sobre a relação entre educação e diversidade, bem como sobre escola inclusiva. Em perspectiva qualitativa, pautou-se em pesquisa bibliográfica e realização de entrevistas analisadas à luz de Bardin (2011). Teoricamente, fundamentou-se em Chartier (1990) e em Charlot (1979, 2012, 2020). Para além da esfera cultural, diversidade não se confunde com diferenças, assim, considera origens, permanências e implicações das desigualdades. As percepções dos profissionais demonstraram a necessidade de apropriação dos fundamentos da educação inclusiva e das atuais discussões acadêmicas, políticas públicas e diretrizes curriculares sobre diversidade, bem como aprofundamento de processos formativos tendo em vista mudanças em percepções e práticas profissionais materializadas no currículo.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo e do Programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Bernard Charlot, Universidade Federal de Sergipe

Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente, é Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (Brasil).

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Publicado

2022-03-30

Edição

Seção

Dossiê Temático CURRÍCULO, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS CULTURAIS