Práticas educativas de cálculo um mapa teórico das pesquisas publicadas em anais de eventos de Educação Matemática
Educational practices of calculation: a theoretical map of the researches published in annals of Mathematics Education events

Joice Rejane Pardo Maurell, Alessandro da Silva Saadi, Celiane Costa Machado, Elaine Corrêa Pereira

Resumo


O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos anais dos últimos dez anos do Encontro Brasileiro de Pesquisas em Educação Matemática (EBRAPEM) e do Seminário Internacional de Educação Matemática (SIPEM). Metodologicamente, optou-se pela construção de um mapa teórico, com o objetivo de analisar as temáticas que emergem nas pesquisas sobre práticas educativas de Cálculo. Para e elaboração do mapa foram analisados os eixos que discutem a Educação Matemática no Ensino Superior. No processo de análise dos resumos emergiram cinco categorias, cujas temáticas versam sobre as tecnologias digitais, as metodologias educativas, a utilização de software com suporte em uma metodologia educativa, a emergência das pesquisas nas práticas educativas de Cálculo e modelagem matemática.

This article is the result of a research carried out in the annals of the last ten years of the Brazilian Meeting of Research in Mathematical Education (EBRAPEM) and the International Seminar of Mathematical Education (SIPEM). Methodologically, we opted for the construction of a theoretical map, with the objective of analyzing the themes that emerge in the research on educational practices of Calculus. In the elaboration of the map we analyzed the axes that discuss the Mathematics Education in Higher Education. In the process of analyzing the abstracts, five categories emerged, the themes of which are digital technologies, educational methodologies, the use of software with support in an educational methodology, the emergence of researches in the educational practices of Calculus and mathematical modeling.


Palavras-chave


Eventos; Educação Matemática; Práticas educativas de Cálculo

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Francisco Regis Vieira. Engenharia didática para a construção de gráficos no cálculo: experiência num curso de licenciatura em matemática. In.: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis, p.21.

ARANTES, Flávia Borges; COSTA, Patrícia Oliveira; JÚNIOR, Arlindo José de Souza. Integração das mídias no ensino superior: processo de produção coletiva de saberes docentes. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga.

BELTRÃO, Maria Eli Puga; IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. O uso da modelagem e aplicações da matemática no ensino de cálculo em um curso superior de tecnologia. In: V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis, p.18.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

BRANDÃO, Ana Karine Dias Caires. Integral definida na perspectiva da Semiótica. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.11.

CALDEIRA, Rutyele Ribeiro. Modelagem Matemática e Aplicações: possibilidades para o rompimento da encapsulação das disciplinas de Cálculo em cursos de Engenharia. In: XV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande, p.12.

COMETTI, Márcio Antônio. Discutindo o Ensino de Integrais Múltiplas no Cálculo de Várias Variáveis: Contribuições do GeoGebra 3D para a Aprendizagem. In: XX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2016, Curitiba, p.12.

CUNHA, Luiz Gonzaga da; LAUDARES, João Bosco. Exploração visual no estudo do comportamento de funções por meio de suas derivadas utilizando objeto de aprendizagem em ambientes informatizados. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis, p.12.

DÖRR, Raquel Carneiro. Análise de uma Experiência de Aprendizagem em Educação Matemática em Aulas de Cálculo Diferencial e Integral. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.12.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. – 3. Ed. Ver. – Campinas, SP. Autores Associados, 2012.

FISCHBEIN, E. The interaction between the formal, the algorithmic, and the intuitive components in a mathematical activity. Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline, Dordrecht, 1994. 328-375.

FROTA, Maria Clara Rezende; COUY, Laís. Estratégia para o ensino-aprendizagem de funções com um foco no pensamento visual. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga.

GUIMARAIS, Yara Patrícia; LAUDARES, João Bosco; MIRANDA, Dimas. Utilização de sequência investigativa no ensino-aprendizagem de taxas de variação. In :V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2012, Petrópolis, p.16.

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo. Considerações sobre o ensino do cálculo e um estudo sobre os números reais. In: FROTA, M. C. R.; NASSER, L. (Orgs.) In: Educação Matemática no Ensino Superior: Pesquisa e Debates. Recife: SBEM, p. 11-26, 2009.

________, Sonia Barbosa Camargo; ALMEIDA, Marcio Vieira de. Desenvolvimento de material para o ensino de conceitos do Cálculo Diferencial. In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis, p.12.

IMAFUKU, Roberto Seidi. Funções vetoriais nos espaços bi e tridimensionais: uma intervenção com o software GeoGebra. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.11.

_________, Roberto Seidi. O uso dos softwares GeoGebra e SimCalc para o enriquecimento da Imagem de Conceito de derivada. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora, p.11.

JÚNIOR, José Cirqueira Martins. Ensino de Derivadas em Cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com o uso do GeoGebra. In: XVII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2013, Vitória, p.12.

MARQUES, Joana Luiz. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: uma abordagem utilizando infinitésimos. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.10.

_______, Joana Luiz. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral: uma abordagem utilizando infinitésimos. In: XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora, p.10.

MARQUES, Sheila Aline dos Santos Silva. Prototipagem Rápida de PCOC na Impressora3D para o Ensino e Aprendizagem de Integrais Duplas e Triplas. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.12.

OLIVEIRA, João Lucas de. A utilização integrada de softwares dinâmicos no ensino de Análise Real: um estudo da construção do conceito de Integral de Riemann. In: XVIII Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2014, Recife, p.9.

PALIS, Gilda de la Rocque. O que temos aprendido com a integração do software Maple em um curso inicial de matemática na universidade. In: IV Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2009, Taguatinga.

SOUSA, Giselle Costa de. Impacto de programas auxiliares na disciplina de cálculo diferencial e integral I, In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis, p.12.

TREVISAN, André Luis; BORSSOI, Adriana Helena; ELIAS, Henrique Rizek. Delineamento de uma Sequência de Tarefas para um Ambiente Educacional de Cálculo, In: VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2015, Pirenópolis, p.12.

https://wp.ufpel.edu.br/xxiebrapem/historico/, acessado em 18 de novembro de 2018, as 21h.

http://www.sbemparana.com.br/viisipem/portuguese/apresentacao.php, acessado em 18 de novembro de 2018, as 21h.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p419-443

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2020 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática



INDEXADORES DA REVISTA
     
             Anti-Plágio