Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus<br>The concept of perpendicularity and parallelism mobilized in an activity with the use of the baculum (1636) of Petrus Ramus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p405-432

Palavras-chave:

Báculo, Petrus Ramus, Ensino de geometria, História da matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos alguns resultados preliminares de uma atividade que envolveu o uso de um instrumento denominado "báculo", descrito por Petrus Ramus (1515-1572) em sua obra intitulada Via regia ad geometriam – The Way of Geometry, que fora traduzida para o inglês e publicada por William Bedwell (1561-1632) em 1636, em Londres. A proposta aqui delineada teve por objetivo construir uma interface entre história e ensino, valorizando condicionantes manipulativos, com vistas a elencar algumas potencialidades didáticas do báculo de Ramus. Para tanto, foi proposta uma atividade que buscou explorar algumas propriedades geométricas deste instrumento de modo a mapear um conjunto de ações implicado no processo de medição. A atividade, que foi realizada com um grupo de professores em formação inicial e continuada, revelou ações que fazem reconhecer e ressignificar conceitos matemáticos bem elementares, em particular, os de paralelismo e de perpendicularidade.

In this article we present some initial results of an activity that covered the use of an instrument called "baculum", published by Petrus Ramus (1515-1572) in his work titled Via regia ad geometriam – The Way of Geometry, which was translated into English and published by William Bedwell (1561-1632) in 1636, in London. The proposal here outlined had as an objective to build an interface between history and teaching, valuing manipulative conditions, aiming to list some of the didactic potentialities of the baculum of Ramus. In order to do so, it was proposed an activity that seeks to explore some geometric properties of this instrument in order to map a set of actions involved in the measurement process. The activity, which was carried out with a group of teachers in initial and continuous formation, revealed actions that make recognizing and re-meaning very simple mathematical concepts, in particular those of parallelism and perpendicularity.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática.

Fumikazu Saito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

É Doutor e Mestre em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica e é bacharel em Filosofia. Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP e pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA-PUC/SP). Editor do periódico eletrônico &quot;História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces&quot;. Tem experiência na área de Filosofia e História da Ciência e da Matemática, História da Ciência e Ensino de Ciência e de matemática, História da Ciência da Técnica e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia natural, magia natural, aparatos e instrumentos científicos e matemáticos, a ideia de experimento e experiência, ciência e matemática nos séculos XVI e XVII. Foi pesquisador convidado em: History Department, Stanford University (2007 e 2010); Philosophy and Social Science Department, Università degli Studi di Siena (2007); e Programa de Maestria en Enseñanza de las Matemáticas da Pontifícia Universidad Católida del Peru (2014, 2015 e 2017). (blog: http://fumikazusaito.com)

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Publicado

2019-04-29

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Artigos