A educação algébrica e a resolução de problemas numéricos no 6º. ano do ensino fundamental: prelúdio ao pensamento algébrico<br>Algebraic education and numerical problem solving not 6th. grade elementary school: prelude to algebraic thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019vol21i3p143-166

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, sequência didática, educação algébrica, didática da matemática.

Resumo

Analisamos neste artigo, recorte de uma pesquisa maior, as contribuições, condições e restrições para a implementação de uma Sequência Didática elaborada para o ensino de números naturais, visando o desenvolvimento do pensamento algébrico. Compreendeu oito momentos didáticos e as experimentações se deram em uma escola pública estadual baiana, com 111 alunos do 6º. Ano do Ensino Fundamental. Resultados apontam que o pensar algebricamente se manifesta principalmente ao manipular objetos desconhecidos de forma analítica como se fossem conhecidos e na capacidade de estabelecer relações entre os dados de um problema, significando-os. As atividades e sua condução didática, explorando variados registros de representação, contribuíram para a promoção do conhecimento e o enriquecimento didático da educação algébrica.

We analyze in this article, clipping of a larger research, the contributions, conditions and restrictions for the implementation of a Didactic Sequence elaborated for the teaching of natural numbers, aiming at the development of algebraic thinking. It comprised eight didactic moments and the experiments took place in a state public school in Bahia, with 111 students from the 6th grade. Results indicate that thinking algebraically manifests itself mainly by manipulating unknown objects analytically as if they were known and in the ability to establish relationships between the data of a problem. The activities and their didactic conduction, exploring varied records of representation, contributed to the promotion of knowledge and the didactic enrichment of algebraic education.

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Biografia do Autor

Marcia Azevedo Campos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora da Educação Básica desde 1991 e do Ensino Superior, desde 2003, na área de Matemática e Educação Matemática; Mestre em Educação Matemática (UESC/2015); Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/2019)

Luiz Márcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC - UFBA), da Faculdade de Educação (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS, do qual foi coordenador de 2014 a 2016 e de 2016 a 2018. Graduado em Matemática (UFBA/UCSAL), Pós-graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior(EEAB), Mestre(UJF-França) e Doutor (UM2-França) em Didática das Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Didática das ciências em particular em Environnement Informatique d'Apprentissage Humain (EIAH), com ênfase em Formação de professores. 

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

CAMPOS, M. A.; FARIAS, L. M. S. A educação algébrica e a resolução de problemas numéricos no 6º. ano do ensino fundamental: prelúdio ao pensamento algébrico&lt;br&gt;Algebraic education and numerical problem solving not 6th. grade elementary school: prelude to algebraic thinking. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 3, 2019. DOI: 10.23925/1983-3156.2019vol21i3p143-166. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/44582. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Finalizada - Educação Algébrica