Quádruplas Harmônicas, o Círculo e a Esfera de Apolônio, suas abordagens e construções no GeoGebra
Palavras-chave:
Quádruplas harmônicas, Círculo e Esfera de Apolônio, GeoGebraResumo
Neste trabalho, realizamos um estudo acerca de conhecimentos importantes das geometrias euclidiana, analítica e projetiva, relacionando-os com nossos objetos principais: as quádruplas harmônicas e o Círculo de Apolônio. Estendemos naturalmente esses conceitos culminando na Esfera de Apolônio. Para tanto, usamos um importante software de geometria dinâmica: o GeoGebra. Este nos permitiu observar, em detalhes, o Círculo e a Esfera de Apolônio, suas posições relativas e possíveis degenerações. Ao utilizar softwares como GeoGebra, percebeu-se o quanto eles se tornam aliados para um aprendizado significativo e concreto dos conhecimentos abstratos da Geometria.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. (1998) Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, Secretaria de Educação Fundamental, Brasília. MEC/SEF.
MORAIS JÚNIOR, E. F. (2016). Quádruplas Harmônicas e a Esfera de Apolônio. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Recife: UFRPE.
MORGADO, A. C.; WAGNER, E.; JORGE, M. (2002). Geometria II. Rio de Janeiro: FC & Z Livros.
MUNIZ NETO, A. C. (2013). Coleção PROFMAT: Geometria. 1. ed. Rio de Janeiro: SBM
PONCELET, J. C. (1862). Applications d’analyse et de géométrie. Paris: Gauthier-Villars.
SARMENTO, M. I. (2007). Um passeio proveitoso pelos círculos de Apolônio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática). Porto: Universidade do Porto.
SILVA, J. C. (2015). Os Teoremas de Menelaus e Ceva. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática). Recife: UFRPE.
WAGNER, E. (2006). A Formiga Inteligente. Revista do Professor de Matemática, v. 61, p. 19-24. Rio de Janeiro: SBM.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.