Atividades investigativas para exploração de conteúdos da Geometria Esférica com o GeoGebra
Investigative activities for exploring spherical geometry content with GeoGebra

Douglas Ribeiro Guimarães, Ana Paula Perovano

Resumo


Este texto discute brevemente acerca da importância do desenho na construção do pensamento geométrico e tem como objetivo propor atividades para a exploração de conteúdos da Geometria Esférica utilizando o GeoGebra. Consideramos que importante no ensino de Geometria, trabalhar com este recurso que permite o aluno a transportar sua imagem mental para uma representação. Empregando o GeoGebra é possível construir uma multiplicidade de representações em que as propriedades e conjecturas da Geometria Esférica podem ser analisadas em comparação com os conteúdos da Geometria Euclidiana. Como trata-se de um tema ainda pouco explorado na Educação Básica, ponderamos que tais experiências possibilitam que os alunos confrontem e compreendam as diferenças existentes entre as geometrias.

 


Palavras-chave


Geometria Esférica; GeoGebra

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DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p020-034

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