Programação linear de duas variáveis em um curso online ao usar o GeoGebra: uma experiência em sala de aula

Autores

  • Maythe Garcia CICATA-Unidad Legaria
  • Natalia Rosalía Curbelo Duró
  • Verónica Flores Sánchez

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p033-051

Palavras-chave:

GeoGebra, programação linear, aula online

Resumo

Este estudo apresenta uma proposta de prática pedagógica que avalia a utilização do GeoGebra como ferramenta cognitiva no ensino da resolução de problemas de programação linear de desigualdades de duas variáveis ​​com base no método gráfico. Inicialmente é proposto um questionário diagnóstico, depois uma atividade didática e por último um questionário avaliativo. Analisa-se se a atividade promove o intercâmbio entre o registro semiótico e o registro gráfico em alunos de Engenharia da Computação da Universidade de Guadalajara (UDG), considerando a modalidade de aula totalmente online. Como resultado da atividade, concluiu-se que os alunos manifestaram maior segurança e interesse na utilização do GeoGebra, conseguindo representar graficamente o sistema de desigualdades.

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Publicado

2022-11-12

Como Citar

Rivero, M. G., Curbelo Duró, N. R., & Flores Sánchez, V. (2022). Programação linear de duas variáveis em um curso online ao usar o GeoGebra: uma experiência em sala de aula. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 11(2), 033–051. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2022.v11i2p033-051

Edição

Seção

Artigos