Resolução de um problema olímpico brasileiro em 3D para Realidade Aumentada no GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p144-150Palavras-chave:
problema olímpico, GeoGebra, realidade aumentada, geometria planaResumo
Este artigo apresenta a construção de um problema olímpico da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 3D para Realidade Aumentada (RA) utilizando o aplicativo Calculadora GeoGebra com o conteúdo da circunferência circunscrita no triângulo equilátero que trabalha a geometria plana.
Downloads
Metrics
Referências
ALVES, F. R. V. Situação didática olímpica (SDO): aplicações da teoria das situações didáticas para o ensino de Olimpíadas. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 116-142, 2021.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Apresentação de Benedito Antônio da Silva. São Paulo: Ática, 2008.
NEVES, E. D. Caracterização e localização dos pontos notáveis do triângulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.
Autor. Olimpíada Internacional de Matemática: situações didáticas olímpicas no ensino de geometria plana. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.