Solving a Brazilian Olympic problem in 3D for Augmented Reality in GeoGebra

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p144-150

Keywords:

olympic problem, GeoGebra, augmented reality, plane geometry

Abstract

This paper presents the construction of a 3D Augmented Reality (AR) problem for the Brazilian Public School Math Olympiad using the GeoGebra Calculator application with the content of the circumscribed circle in the equilateral triangle that works on plane geometry.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará

Professor de Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE).
Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (GTERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor Titular do Departamento de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPQ-PQ2. Docente permanente do mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática PGECE/IFCE. Docente permanente do mestrado profissional em Educação Profissional Tecnológica (PROEPT/IFCE). Docente permanente do programa de doutorado acadêmico em REDE-RENOEN (Rede Nacional de Ensino).

References

ALVES, F. R. V. Situação didática olímpica (SDO): aplicações da teoria das situações didáticas para o ensino de Olimpíadas. Revista Contexto & Educação, v. 36, n. 113, p. 116-142, 2021.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Apresentação de Benedito Antônio da Silva. São Paulo: Ática, 2008.

NEVES, E. D. Caracterização e localização dos pontos notáveis do triângulo. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

Autor. Olimpíada Internacional de Matemática: situações didáticas olímpicas no ensino de geometria plana. 2021. 160 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

Published

2023-06-06

How to Cite

Santiago, P. V. da S., & Alves, F. R. V. (2023). Solving a Brazilian Olympic problem in 3D for Augmented Reality in GeoGebra. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 12(1), 144–150. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i1p144-150

Issue

Section

Proposals for Action