Estudo dos quadriláteros enquanto conceitos geométricos com o GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p037-053Palavras-chave:
quadriláteros, aprendizagem de conceitos, GeoGebraResumo
Neste artigo estuda-se o processo de construção de diversos quadriláteros com o GeoGebra, analisando-se, de seguida, os elementos dos conceitos (nome, atributos essenciais, atributos não essenciais, exemplos positivos, exemplos negativos e regra) correspondentes a esses quadriláteros. Concretamente, recorrendo ao ambiente geométrico dinâmico GeoGebra, exploram-se duas construções do quadrado, do paralelogramo e do papagaio, seguida da análise dos elementos desses conceitos. Em termos da construção dos quadriláteros e da análise da construção salienta-se que o GeoGebra mostrou ser uma ferramenta com elevado potencial para a construção dos diversos quadriláteros e da análise dessas construções verificou-se que foram aplicados os principais elementos dos respetivos conceitos, especialmente os atributos essenciais, os quais são usados na composição da regra, os atributos não essenciais e os exemplos positivos. Face a tais potencialidades, considera-se que o GeoGebra constitui uma ferramenta muito adequada para explorar a construção dos quadriláteros e promover a aprendizagem de conceitos.
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