Estudo dos quadriláteros enquanto conceitos geométricos com o GeoGebra

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DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p037-053

Palabras clave:

quadriláteros, aprendizagem de conceitos, GeoGebra

Resumen

Neste artigo estuda-se o processo de construção de diversos quadriláteros com o GeoGebra, analisando-se, de seguida, os elementos dos conceitos (nome, atributos essenciais, atributos não essenciais, exemplos positivos, exemplos negativos e regra) correspondentes a esses quadriláteros. Concretamente, recorrendo ao ambiente geométrico dinâmico GeoGebra, exploram-se duas construções do quadrado, do paralelogramo e do papagaio, seguida da análise dos elementos desses conceitos. Em termos da construção dos quadriláteros e da análise da construção salienta-se que o GeoGebra mostrou ser uma ferramenta com elevado potencial para a construção dos diversos quadriláteros e da análise dessas construções verificou-se que foram aplicados os principais elementos dos respetivos conceitos, especialmente os atributos essenciais, os quais são usados na composição da regra, os atributos não essenciais e os exemplos positivos. Face a tais potencialidades, considera-se que o GeoGebra constitui uma ferramenta muito adequada para explorar a construção dos quadriláteros e promover a aprendizagem de conceitos.

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Biografía del autor/a

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

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Publicado

2023-11-28

Cómo citar

Fernandes, J. A. (2023). Estudo dos quadriláteros enquanto conceitos geométricos com o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo. ISSN 2237-9657, 12(3), 037–053. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p037-053